quarta-feira, março 29, 2006

Direito Autoral

Não aceito de amigos o argumento de que quando não conseguem os CD's que admiram, recorrem ao camelô.
Quem gosta da boa música, e pratica um ato deste, é burro.
O artista precisa ser remunerado pela sua criação.
É justo pagar aquele que faz a gente feliz com os versos e melodias.
Não tenha pena, o camelô não bateu a cabeça para construir os versos e as melodias...
Não tá nem aí!!!!!!!!!
Os nossos artistas merecem receber pelo trabalho intelectual.

8 comentários:

Direito & Esquerdo disse...

Fala Nelito,

Tudo bem amigo ?
Quanto ao post, penso sob dois apsectos: 1º) como proteger os direitos dos autores; 2º) um novo paradigma no que tange a proteção dos citados direitos, haja vista que a tecnologia tem avançado a passos largos, nos possibilidade inúmeras maneiras de copiarmos e, portanto, "piratearmos" as citadas obras. Talvez, seja o momento de ser repensado as estratégias de venda e distribuição das obras, sejam músicas ou filmes. Existem artistas, que numa vanguarda tecnológica, já disponibilizam as mesmas na "net", sem qualquer custo, buscando um retorno do mercado de outras maneiras.
Ainda sobre o assunto, ontem falei com um amigo (Eduardo Júnior) de trabalho que também adota este discurso pró-defesa do direito do autor nos moldes atuais, tal como você; agora diferentemente de ti, o amigo tem em sua casa um aparelho que grava e copia aúdio (CD), um aparelho de MD que também grava e, ainda, no computador dele tem um drive de CD-ROM que grava CD e DVD.
Foi quando, olhei bem sério para ele e disse: deixa de ser patife, seu hipócrita, tu copias CD's e DVD's nos teus aparelhos e agora vem com esse papo. Fala sério, só por essa aplicação na minha mente, vais pagar 3 geladas para que eu esqueça este papo furado.
Um abraçU
Bruno

citadinokane disse...

Brunello,
Comprei o CD da Marisa Monte - Universo ao meu redor. Quando coloquei para rodar em meu computador, surgiu em minha tela uma mensagem gerada pelo CD que impõe a aceitação de um contrato para ouvir o CD no computador, sendo que se instala um programa da EMI-gravadora em nosso computador que envia via internet(quando estivermos conectado, é claro!) sem que saibamos um relatório sobre o uso do CD, se for copiado, eles enviam a cobrança da cópia. MUITO CUIDADO D. BRUNO - o carniceiro de Nova Déli!!!!
Provavelmente este controle deve ser disponibilizado para outros CD's, teus dias de pirata caolho estão contados...

Um abraço,
Pedro
P.S.: aceitei o contrato meu chapa!

Direito & Esquerdo disse...

Caro Pedrinho (embaixador da legalidade),

Não era assim que te chamavam no Guamá na época de "pelada" no meio da rua?
Bem, meu caro se este controle feito EMI nos CD's da sempre bela e talentosa Marisa Monte for o mesmo utilizado nos discos dos Titãs alguns anos atrás, pode ter certeza que será bronca feia e certa.
Naquele época os Titãs também tentaram se proteger contra as cópias não autorizadas, porém, contudo, entretanto, em muitos aparelhos o CD não era ouvido, gerando algumas ações judiciais contra aquela banda.
Um forte abraçU.
Bruno

notícias e controvérsias disse...

Caro Pedro (embaixador da legalidade),

Bem, meu caro se este controle feito EMI nos CD's da sempre bela e talentosa Marisa Monte for o mesmo utilizado nos discos dos Titãs alguns anos atrás, pode ter certeza que será bronca feia e certa.
Naquele época os Titãs também tentaram se proteger contra as cópias não autorizadas, porém, contudo, entretanto, em muitos aparelhos o CD não era ouvido, gerando algumas ações judiciais contra aquela banda.
Um forte abraçU.
Bruno (The butcher from the Doca street)

Anônimo disse...

Meu nobre amigo, Quero que saibas que minha relação com o poder sempre foi subversiva, razão pela qual jamais seria promotor de justiça, juiz de direito, delegado ou qualquer outra função detentora de poder. Isto me deixa muito a vontade para defender com unhas dentes e garras os piratas, estas figuras tão detestadas pelo poder economico, com maior destaques para o big brogther, o tio sam mesmo. Vejo nesta classe nossos grandes resgatadores das riquezas outrora dilapidadas pelas grandes potencias mundiais, que só se tornaram os impérios que são, por contas do ouro, madeira e tantos outros bens levados de forma ilegal, imoral. vejo esta moçada que pirateia dando na verdade o troco que eles merecem, até porque aos autores cabe-lhes migalhas do que as grandes gravadoras e editoras arrecadam.
VIVA, VIVA OS PIRATAS.
Pense nisto com carinho.
Rocha

Anônimo disse...

Sr.Brunello, acho um absurdo o senhor louvar a invasão de privacidade desta gravadora EMI, assim como a mesma impor ao usuário um contrato leonino imoral.
Por que imoral ? este pessoal briga contra os hackers, no entanto usa e se nivelam pelos mesmos valores e princípios , o que a gravadora faz nada mais é do que instalar um sútil cavalo de tróia no computador do usuário, para poder manter um controle, de interesse da mesma. Tornando a coisa muito restrita aos interesses da mesma, e sem nenhum beneficio ao usuário, se a preocupação é com a pirataria, ela deveria desenvolver tecnologia de massa, para todas as demais gravadoras.
Eu REPUDIO estes controles, REPUDIO esta ganância, REPUDIO os donos do kapital.
Rocha escreve muuito puto com o nível de controle que vem sendo imposto aos pobres mortáis.
Rocha

Anônimo disse...

Caro Panda Nelito.
Aí esta uma ideia genial, quanto princípio, que atinge o objetivo com seqüelas ao usuário. É perigoso quando uma "salvaguarda"comercial é proposta unilateralmente na base da infectação do PC alheio,por um programa que deriva num contrato onde não ha a alternativa da recusa, em caso de desagrado,com devolução do que foi pago pelos correios, ou seja: ou Voce, aceita ou aceita. Mesmo quando reconhecidamente imbuida das melhores intenções,ninguem pode garantir que esse cobrêsto digital, em outro momento não possa ser desviado para outros fins,já que escrúpulos e ganancia financeiro-comercial, estão para o mercado, como o bom vinho esta para o vinagre.

Um abraço do Edu Bueres, Ananindeua3X2 de virada, Remo 11 pontos na frente do 1º colocado, é duro??

citadinokane disse...

Rocha & Bruno(The butcher),

Continuo contra os piratas.

Ideologicamente, eles não estão nem aí. Nem sabe pra que lado fica o Tio Sam.
O compositor, esquecido... alegrando nossas vidas...
Pobres... Nem todos, são Marisa Monte ou Djavan...

Um abraço,
Pedro Nelito