sexta-feira, abril 28, 2006

EDUCAÇÃO E TEMPO PERDIDO

A amiga Marta Gama enviou-me uma relação atualizada das pérolas do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. É lamentável a dificuldade de expressão dos jovens brasileiros, quando utilizam o vernáculo pátrio, existe esperança?!... Talvez... É necessário muito investimento... Só uma revolução pode mudar esse quadro, portanto, não podemos esperar nada em curto espaço de tempo. Anos 80 e 90... Foi tempo perdido.
Já dizia o cancioneiro popular - "É pra rir e chorar...". Só estou publicando a relação, para provocar em todos uma indignação que mobilize forças... Quem corrigiu fez os comentários entre parênteses.

"O sero mano tem uma missão..."(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)
"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas.." (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)
"O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)
"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..."(Seja sempre você mesmo!!)
"A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região." (E,além de tudo, viajam pra caramba, hein?)
"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Entendeu ...?)
"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." (Faz sentido)
"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.)
"É um problema de muita gravidez." (Com certeza...se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)
"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário)
"Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia" (Que pena.Também ursos e elefantes sumiram de lá)
"A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando"(Foi trazida nas caravelas, certo ?)
"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos." (Não conte comigo)
"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil" (Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)
"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros" (Com algumas diferenças básicas!!)
"... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas." (Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)
"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras." (Vocês não sabiam que os animais têm depressão?)
"Nesta terra ensi plantando tudo dá." (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)
"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia." (Meu Deus...)
"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado." (Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)
"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira.." (Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito "Ordem e Progresso".)
"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre os araras azuls que ficam sob voando as matas." (Talvez por terem complexo de urubus!)
"... são formados pelas bacias esferográficas." (Imaginem as bacias da BIC.)
"Eu concordo em gênero e número igual." (Eu discordo!)
"Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio." (Concordo: depredação de si mesmo!)
"O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas. (Estas podem ser derrubadas porque são descartáveis)
"A concentização é um fato esperansoso para todo território mundial.." (Haja coração!)
"Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos." (Que maravilha!)

4 comentários:

Navi Leinad disse...

Não é de hoje que a gente vê exemplos como esse, oriundos do nível de informação e educação que nossa juventude expressa por meio da linguagem escrita. Logicamente acontece o mesmo com a linguagem falada. É quase impossível acreditar que um jovem que demonstra esse nível de conhecimento possa utilizar uma linguagem culta, formal, na hora de falar. Mas o fato é que existe, de longas datas, diga-se de passagem, uma grave falha que prejudica bastante o nosso avanço cultural, que é a falta de investimento em educação. Nosso letrado amigo Pedro tem razão quando diz que "só uma revolução pode mudar esse quadro, portanto, não podemos esperar nada em curto espaço de tempo". Uma tentativa semelhante a de Nonô, de tentar transformar o Brasil com o lema "50 anos em 5", seria inviável na educação. ATITUDE é o que precisamos! "Que País é Este?", do saudoso Renato Russo, em 1978 (ano em que nasci), já era um poderoso grito de rebeldia, e continua cada vez mais atual!(?) Como assim? Estagnamos? De uma certa forma sim, já que "o terror continua, só mudou de cheiro e de uniforme", citando o mesmo autor, vinte anos mais tarde.

Carlos Ponte disse...

Olá Pedro Nelito
Francamente, acho que a sua amiga Marta devia ter feito algumas adaptações, pelo menos em algumas daquelas frases!
Bom, de qualquer modo, quer queiramos quer não, lendo-as, começamos o Sábado mais alegres - não digo felizes, mas alegres. Pedro, embora isso não lhe sirva de satisfação devo dizer-lhe que isso acontece um pouco por todo o lado e não só aí no Brasil.
Sobre o uso do preservativo não desespere: O cardeal Barragán, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde, no Vaticano, anunciou que “A Santa Sé está a estudar o assunto com cientistas e teólogos expressamente encarregues de redigir um documento que será divulgado em breve", por isso será uma questão de dias. Por cá a divulgação do documento do Vaticano apenas foi antecipada pela hierarquia da igreja.
Vou tomar a liberdade de adicionar o endereço do seu blog à minha lista de Links. Espero que não se importe.
Um abraço
Carlos Ponte

citadinokane disse...

Ivan,
Não só atitude... Publiquei aqui no blog uma proposta antiga de Constituição, vou repetir:
"Todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara." (Artigo único da Constituição proposta pelo historiador Capistrano de Abreu, segundo o qual os problemas do Brasil não estavam nas leis.)

É claro que só isso não basta. Quem sabe... Deixa pra lá!!!
Um abraço Ivan, continue honrando a todos com a sua visita.

citadinokane disse...

Carlos,
Fico feliz, vamos estabelecendo uma relação muito fraternal. Coloque o link de nosso blog aí, eu coloco aqui o seu, não somente reciprocidade, o seu blog nasce com um desenho sóbrio e equilibrado, interessante.
Com relação ao post sobre "educação", não deixa de ser hilário... "O futuro pertence a Deus", não sei porque, mas quando enuncio esta frase, fico calmo, calmo...
Um abraço,
Pedro
spaço po