domingo, abril 30, 2006

SHAKESPEARE APAIXONANTE

Com 7 dias de atraso, mas vale a lembrança, faz 442 anos que nasceu e 390 anos que morreu William Shakespeare, geralmente considerado o maior dramaturgo dos tempos modernos, nasceu em Stratford-on-Avon, Inglaterra, no dia 23 de abril de 1564, e morreu no mesmo dia e lugar em 1616. A sua vida foi bastante registrada em várias fontes, entretanto, sobre a sua infância, sabe-se muito pouco. Foi profundo conhecedor do latim, do grego e do inglês, sua obra evidencia o conhecimento da Bíblia, de Homero, de Plutarco, de Sêneca, dos grandes renascentistas italianos e de várias crônicas históricas.
Em 1591, elaborou seu primeiro drama histórico: Henrique IV. Seguiram-se muitos outros, destacam-se Ricardo III, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta...

Para homenagear a todos que visitam o blog, um trecho de Romeu e Julieta, para desatar o nó romântico que às vezes atrapalha a vida do pobre mortal... Só o amor para revelar o melhor que temos, segue o excerto:

Julieta – Somente teu nome é meu inimigo. Tu és tu mesmo, sejas ou não um Montecchio. Que é um Montecchio? Não é mão, nem pé, nem braço, nem rosto, nem outra parte qualquer pertencente a um homem. Oh! Sê outro nome! Que há em um nome? O que chamamos de rosa, com outro nome, exalaria o mesmo perfume tão agradável; e assim, Romeu, se não se chamasse Romeu, conservaria essa cara perfeição que possui sem o título. Romeu, despoja-te de teu nome e, em troca de teu nome, que não faz parte de ti, toma-me toda inteira!

Romeu – Tomo-te a palavra. Chama-me somente “amor” e serei de novo batizado. Daqui para diante, jamais serei Romeu.”(p.42)*

*A editora Nova Cultural lançou em 1993 as Tragédias de Shakespeare, contendo: Romeu e Julieta; MacBeth; Hamlet, Príncipe da Dinamarca; Otelo, o Mouro de Veneza.

Nenhum comentário: