sábado, julho 22, 2006

Entre o mar, o rio e a montanha

Retornei recentemente de um trabalho/passeio maravilhoso, estive nas cidades do Rio de Janeiro, Mossoró e Fortaleza, sudeste e nordeste, além de resolver vários problemas me divertir um bocado com minha família. Estou pretendendo conhecer Portugal nas próximas férias, planejamento desde já, o certo é que todos os caminhos levam à Viana do Castelo.

Viana do Castelo fica em Portugal, está situada no centro de um triângulo que tem como vértices as cidades de Vigo, Porto e Braga, dista em média 65 quilômetros, rodeada pelas montanhas verdejantes, onde nasce o sol, pelos reflexos de azul intenso do Oceano Atlântico e pela serenidade do Rio Lima, rica em paisagens deslumbrantes.
O mar oferece um quadro de contrastes, com as suas praias de areia fina e dourada, somando-se o monte de Santa Luzia, que desenha o horizonte e o rio Lima que banha as suas tranqüilas praias fluviais, constituindo um dos mais belos cenários que a natureza produziu e que o Homem soube, felizmente, preservar.
Em Maio as Festas das Rosas ou dos Cestos Floridos de Vila Franca do Lima, aí começa o ciclo das Festas Vianenses. Mas, em Agosto, segundo informações dos gajos são incomparáveis e magníficas as Festas de Nossa Senhora d'Agonia. Está aí uma boa pedida, conhecer Portugal, sem deixar de dar uma esticada à terrinha do amigo Carlos Pontes - a bela Viana do Castelo.

4 comentários:

Carlos Ponte disse...

Mas que bem documentado que está sobre a minha terra! Parabéns Pedro. Havia um seu conterrâneo que adorava esta terra e, sempre que podia dava um salto até cá: Jorge Amado. Tinha cá um grande amigo, dono de uma típica pastelaria vianense, o Manuel Natário, que emprestaria até o seu nome a um dos personagens de uma obra do Jorge Amada, Capitão Natário. Infelizmente já desapareceram os dois.
Quando cá vier, avise antes. Teremos todo o prazer em fazer uma "reunião" em sua honra.
Obrigado pelas belas palavras que deixou no meu blog!
Um abraço

citadinokane disse...

Carlos,
Vou cobrar essa reunião.

marisanblog disse...

É isso aí Pedro. Viajar é maravilhoso, também quando de férias sempre embarco nessas "aventuras". É muito bom conhecer outras culturas, regiões etc..

Mari

citadinokane disse...

Mari,
Estou com muita vontade de embarcar para a terra de Camões...