quinta-feira, setembro 28, 2006

Bom dia Belém, Pará...

Estou aqui escutando a linda voz de Jane Duboc e o plangente violão de Sebastião Tapajós, ambos artistas 100% paraenses... Emocionado sigo vendo as imagens de Belém, Salinas, Mosqueiro, Marajó... Lugares que guardam muito de minha história, muitos saraus regados de sonhos, promessas, lágrimas e uma indizível felicidade de lançar loas aos amigos, lua e estrelas... E como diria Vinícius de Moraes "por perto deve andar sempre uma mulher..." Nos prometemos para sempre... E sempre é nunca...
A música de Edyr Proença, grande compositor, pai de Edgar Augusto, este uma pessoa muito estimada por todos nós, o conheci através do amigo Cabeção.
Cada palavra na música é uma verdade que ele arranca do meu peito e do de muitos belemenses... Ah! Edyr, como conseguiste tirar essas lembranças dos escaninhos de noss'alma? Escanchas as recordações e é inevitável levarmos as mãos ao rosto para enxugar o filete do pranto teimoso...
Aos amigos da blogosfera, um pouco da minha aldeia, podem ter certeza de uma coisa, conheço cada pedacinho dos lugares que aparecem nas imagens.
Aos amigos que sempre estão ao meu lado: Duda Bueres, Nilton Atayde, Xico Rocha, Mari-mari, Augusto, Tales... Saudações fraternas!
Abraços

25 comentários:

Luana Caldas disse...

Nossa!!!Fique emocionada, a nossa cidade é maravilhosa!!!

Navi Leinad disse...

Maravilhoso o vídeo, Pedro!
Como é bom ver e ouvir nossas belezas! Deu até pra sentir...
Valeu.

citadinokane disse...

Luana,
Imagino que como lidas com o turismo, ficaste com mais gana para levar adiante esse mister.
Ela é tua, minha, nossa... De todos qua a amam.
Beijos querida,
Pedro

citadinokane disse...

Ivan,
É impossível ficar indiferente frente a tantas belezas, né?!

Amigo poeta, vamos tomar no sábado o nosso leite na Sol, hein?!

Abraços,
Pedro

Navi Leinad disse...

Vai ficar para o próximo sábado, infelizmente. Tenho que ir à minha terrinha querida exercer meu direito de voto esse final de semana. Viajo na sexta, mas bebe esse leite por mim no sábado. No próximo é certeza minha presença!

Tozé Franco disse...

Ai que vontade de ir a Belém...
Linda cidade e bonita música.
Resumindo: GOSTEI!!!

Anônimo disse...

Senhor Pedro,
Cá estou eu, novamente, tendo a graça de vizitar vosso blogg, e eis que encontro esse divino mergulho nesta insana beleza que é este diamente encravado no coração da Amazônia brasilaira, Belém e seus poetas encantados. Comoveu-me profundamente esta tríade, poesia,harmonia e imagem. certamente, meu caro infante,isto o que nos mostras de tua cidade, e um rasgo de sol pequeno, diante do muito que o chamado velho mundo precisa saber do vosso. Bendita a vossa sabugueira!

Nuno Setubal

citadinokane disse...

Ivan,´
É a eleição!
Estás perdoado.
Viaje em paz e volte com a certeza do dever cumprido.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Tozé,
Em minha cidade a contribuição dos portugueses é marcante, nome das ruas, arquitetura, cultura e etc., inclusive com dois clubes sociais portugueses muito fortes: Tuna Luso Brasileira e o Grêmio Literário Português...
Sempre chovendo todos os dias às 3h da tarde, rapidinha, a gente até marca os encontros antes da chuva ou depois dela.
Um dia quem sabe Tozé em Belém...
Abraços,
Pedro

Luana Caldas disse...

A nossa cidade é simplismente MARAVILHOSA!!!!
P.S. Eu preciso de sua ajuda, qual o seu contato?

citadinokane disse...

Nuno,
É imenso o prazer em recebê-lo aqui em nosso blog.
Quem sabe um dia seja possível colocar na internet o cheiro das coisas, e aí todos sentiriam o aroma das frutas de minha região...
A Amazônia brasileira é muito linda e sempre que tiver possibilidade estarei postando sobre essas belezas.
Obrigado por visitar este blog.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Luana,
Já deixei no teu blog.
Abraços,
Pedro

Luana Caldas disse...

OK,recebi.Obrigada.

Anônimo disse...

Maravilhoso!!!
Cada vez mais sinto orgulho de ter nascido e viver neste terra abençoada por Nossa Senhora de Nazaré.

Fátima

xienra disse...

Creo que este post guarda muchas coincidnecias con los últimos que vengo publicando, evidentemente cada uno desde su estilo. Y es que , es curioso como aún desde culturas distintas, el apego a la tierra y a lo nuestro puede causarnos emociones y sentimientos que son muy similares,. Creo que empieza a haber un componente de nostalgia y de arraigo que percibo como algo generacional. Me siento cerca de esos sentimientos que trasnsmites, los entiendo, los siento...

Y por supuesto los disfruto, ayudado por esa excepcional música de la que tomo nota.

Cada vez que os leo desde España, algo me va acercando a Brasil, y creo que si todo va bien, este puede ser el año en el que por fin, y despues de varios intentos, me acerque a vuestro pais. No veo el dia, la verdad...

¡Un hermoso homenaje!...

marisanblog disse...

Pedro querido,

Não consigo abrir este arquivo. Sugiro a você que envie para o meu e-mail, por favor.

De qualquer forma, agradeço a lembrança e dedicação do post. Você é único. Imagino serem as imagens maravilhosas, de nossa cidade, até mesmo pelos comentários.


Até mais,

Beijos.

Mari

citadinokane disse...

Fafá,
Com certeza.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Xienra,
Tomara que visites o meu país, ele é muito lindo... de norte a sul.
A emoção de redescobrirmos as nossas raízes é de verdade algo que passa de geração para geração...
É importante o sentimento de pertencer a um lugar, nos tranqüiliza e traz paz ao espírito.
Obrigado por comentar e expor uma outra percepção, é uma contribuição ímpar.
Besos,
Pedro

citadinokane disse...

Mari,
Vou te enviar.
Um abraço,
Pedro

marisanblog disse...

Pedro,

A voz e o peixe do Bueres.

Rsrsrs

Mari

Direito & Esquerdo disse...

Pô Nelito,

Que coisa linda.
Precisou que um cidadão (que deve ser paraense) que está no Rio de Janeiro para elaborar tão bonita homenagem ao nosso Estado e cidade.
Talvez a saudade que ele sinta tenha sido seu grande instrumento motivador.
Parbéns pelo post.
Um amplexo bem papaxibé
Bruno

marisanblog disse...

Pedro, ....

Tô até agora esperando. Êta homi mascarado, rsrsrs

Abraços sem pressa.

Mari

citadinokane disse...

Mari,
A voz e o peixe do Bueres, agora entendi... hehehe...
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Bruno,
Até me empolguei, vou produzir um clip do "Sapo-boi" e vou enviar para o YouTube.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Mari,
Já te respondi. Rsrsrs...