sábado, setembro 30, 2006

Lula reeleito?!

Não sou profeta, quisera ser, mas não sou...
Apesar de toda campanha contrária dos grandes veículos de comunicação no Brasil, ouso dizer: LULA está reeleito!!!
Desejo do fundo do coração e sempre resta uma esperança... Espero ansioso, que o mandato de Lula seja focado na geração de empregos e na construção de uma sociedade de cidadania plena.
Não posso ficar indiferente aos escândalos e tudo o que já foi divulgado pela mídia, mas daí considerar que todas as mazelas começaram nos últimos quatro anos, afirmo que é um absurdo do niilismo tucanês sem precedentes...
Alguns políticos opositores chegam a declarar que o povo enlouqueceu, e que reconduzir Lula é o fim do mundo...
Por que não aceitar a vontade do povo?! E quando foi eleito o FHC?! Não esqueçam, duas vezes. Ah! o FHC pode? O Lula não?!
Apurem-se os dossiês, por que foram esquecidos Serra e os políticos ligados ao PSDB?!
Polícia Federal e o rigor da lei para todos que prevaricaram, sejam do PT, PSDB, PFL e o escambau...
Só não agüento o cinismo e a hipocrisia que imperam nesses dias que antecedem as eleições.
É bom respeitar a vontade popular. Só a elite sabe votar?!
Lula ou Alckmin?! O importante é a realização da utopia prometida - O Brasil e um mundo melhor...

38 comentários:

Chanesco disse...

Caro Pedro

Na politica brasileira são os brasileiros que têm que participar.
Eu, como português e cidadão do mundo, se Lula for reeleito, só posso fazer uma dedução:
"A maioria do povo brasileiro continua pobre"

Cumprimentos

marisanblog disse...

É isso aí Pedro. Que seja feita a vontade popular.

Mari

Tozé Franco disse...

'a Democracia é um mau regime; mas é o melhor que se conhece!
Por isso viva a democracia!
Um abraço fraterno desde este lado do Atlântico.

asn disse...

Fui militante activo do Partido Socialista de Portugal desde os tempos em que que a sigla era PSP (que também é a sigla da Polícia de Segurança Pública), posso dizer que ajudei muitos dos actuais políticos carreiristas, os que fizeram da polítca o seu modo de vida, os que com menos de 55 anos, já têm direito a pensões de reforma e outras benesses.
Desiludi-me com a militância política/partidária e actualmente considero-me um social-democrata da escola socialista.
Estou com um ouvido na Rádio a ouvir o noticiário (Antena 1-RDP) da 1 da tarde e lá se está a falar do acto eleitoral no Brasil. Quem irá ser o próximo Presidente da República do Brasil? Apesar de todas as "descobertas" que têm vindo a lume a comprometer a honorabilidade de Lula e seus companheiros do PT, creio que será reeleito. Os pobres vão-se encarregar de o manter no Poder. O que se seguirá depois? As notícias que chegam são muito desconcertantes e custa-me muito acreditar que sejam tão rocambolescas como as pintam! E se as cores com que as estão a pintar forem autênticas?
No entanto, cadê os outros?
Voçês, Brasileros, têm em mãos um grande imbroglio, parece-me a mim.

Direito & Esquerdo disse...

Nelito,

Se acontecer o que dizes, espero em Deus que estejas certo.
Um amplexo eleitoral
Bruno

Nan disse...

Parabéns para vocês, muito sinceramente, se tal resultado eleitoral se confirmar. Não tanto por eu ser de esquerda mas sobretudo pela admiração que eu tenho pelo vosso povo, aquele povo que não vive, apenas sobrevive, que, ao contrário do povo português, sabe usar o poder do voto para decidir um mundo um pouco melhor para si. E não dar ouvidos aos cães que ladram...

Apetece-me cantar o Tanto Mar do Chico Buarque...desta vez ao contrário...

Beijinhos desde aqui

Moura disse...

Nas eleições que ganhe sempre o povo e a crença num futuro melhor! Com Lula ou sem Lula...espero que o Brasil se desenvolva e proporcione melhores dias a todos os seus habitantes!
Um abraço

Lila Magritte disse...

Qué sea lo mejor para Brasil y su maravilloso pueblo.
Que todos los gobernantes siempre piensen en mejorar la calidad de vida de las mayorías más desposeídas. Y de mantener la paz.

Abrazos.

Fred Guerreiro disse...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Melo, confirmou agora há pouco o 2º turno para Presidente da República. Os eleitores retornam ás urnas no próximo dia 29, último domingo de setembro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à reeleição, teve 48,79% dos votos e não conseguiu encerrar as eleições neste domingo. Com 98,06% das urnas apuradas, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, recebeu 41,43% dos votos e vai ser o adversário de Lula no próximo turno das eleições 2006. A candidata do PSOL, Heloísa Helena, teve 6,85% dos votos, enquanto o representante do PDT, Cristovam Buarque, recebeu 2,67%. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 2,73% de votos em branco e 5,7% de votos nulos. (fonte: Folha Online)
Portanto, ainda não, mestre.

Leonardo Bruno disse...

Com todo respeito, meu amigo Nelito, vc está errado. A corrupção petista não é um enriquecimento esporádico e isolado de politicos que querem fazer fortunas. Tampouco um fato isolado da política, tal como vemos desde que o Brasil é Brasil. É sim um aparelhamento descarado e endêmico de corrupção, visando um projeto totalitário de poder. Mas nada me surpreende, pois isto é a consequência lógica de todo regime socialista: a legalização total do banditismo do Estado, visando ampliar as esferas de poder dos apaniguados da cúpula, em detrimento de todo o povo.

Desde a minha época de faculdade, sempre percebi que a dúbia moralidade da esquerda nos levaria a isso: como aliás, a mais ameaçadora força que pode destruir a democracia na América Latina está nas hostes da esquerda. só o pobre povo brasileiro, desinformado, desconhece as relações de Lula com Hugo Chavez, Evo Morales, Fidel Castro, visando expandir o sistema socialista na América Latina, através de métodos, que vão do uso da força, nas guerrilhas, como nas eleições democráticas. Estamos, na prática, destruindo a democracia e as liberdades civis, por métodos democráticos!

O discurso petista é perverso, precisamente pq quer legitimar sua sujeira pelo voto. É pior, é a lógica do partido-estado totalitário, que outorgando-se paladino da moralidade, em nome de uma maioria, quer violar os preceitos lógicos, morais e racionais da justiça, da equilidade e da honestidade pública, sem o qual, nenhuma sociedade sobrevive.

Se Lula se reeleger, provavelmente teremos uma das maiores crises institucionais de nossa história republicana: um governo que usa o aparelho do Estado para corromper, perseguir, reprimir e partidarizar todas as funções administrativas do poder público, em uma causa partidária e pessoal.

Afirmar que a corrupção petista é justificável, pq presume-se que todos se corrompam é uma forma monstruosa e logicamente abjeta de legalizar a cúpula mais descarada, infame e escroque de corruptos que já se estabeleceu neste país. (minto, algo similar, só a República velha). E mesmo na República Velha, havia um decoro e uma hipocrisia que este governo não esconde, ao legitimar por estatuto, a própria putaria.


Ademais, fazendo discordância de todos, vejo que a única vantagem fática da democracia não é a boa escolha dos politicos, posto que o povo erra, e muito; e sim a seguridade de que eles não se perpetuarão no poder. Sem essa lógica de rotatividade e pluralidade, a democracia deixa de existir. Até pq a democracia sem rotatividade, ela se torna uma ditadura. O Brasil precisa mudar! Fora Lula! Fora PT!

Alckmin presidente!

Anônimo disse...

Infelizmente, haverá 2° turno.
Mas acredito que o povo acordará desta verdadeira lavagem cerebral que a mídia está fazendo.
Por que ninguém busca quer saber o que há dentro do tal dossiê?
LULA VENCERÁ!!!
VIVA O BRASIL!!!

Bjs.

Fátima

Mari Penna disse...

Oi Pedro!
Vasculhei tuuuudo por aqui. Adorei seu espaço.
Obrigada por passar pelo Filha da Amélia! Apareça sempre que quiser! Escrevo um pouco de tudo que me vem à cabeça. Aquilo é uma bagunça tão grande quanto minha mente e minha mesa...rs.
A propósito, já quero trocar figurinhas... há muito tento colocar links para blogs que leio diariamente e não consigo.
Como vc faz?
Abs,
Mari

Leonardo disse...

"Infelizmente, haverá 2° turno.
Mas acredito que o povo acordará desta verdadeira lavagem cerebral que a mídia está fazendo.
Por que ninguém busca quer saber o que há dentro do tal dossiê?
LULA VENCERÁ!!!
VIVA O BRASIL!!!"


Vc está dizendo que fatos comprovados pela mídia, pela Polícia Federal, pelas ´CPI´s e MP são uma lavagem cerebral? Realmente vc parece ser uma pessoa bastante doente. Devia se tratar!

Abraços


Leonardo Bruno

Everson Costa disse...

É eu acho q desse vez não deu e nem vai dá, poís eu idealista que sou, não aceito mais o Lula como presidente...Um homem que traiu e que vendeu suas idéias e seus ideais não pode continuar a "reinar".

citadinokane disse...

Chanesco,
Os dados levantados pelos Institutos que medem os índices de desenvolvimento social no Brasil, demonstram o contrário, houve uma diminuição da pobreza nos dois últimos anos. É certo que no campo social, tudo está por fazer... Precisamos de uma revolução para diminuir drasticamente a pobreza em nosso país.
Agradeço por sua visita e volte sempre.
Um abraço,
Pedro

citadinokane disse...

Mari,
E fez-se a vontade popular - 2º turno.
Abs,
Pedro

citadinokane disse...

Tozé,
Tens razão. Viva a Democracia!!!!

citadinokane disse...

António,
O problema, como falei acima, a pobreza é grande, e uma elite que não aceita que os segmentos populares tenham poder de decisão... Incomoda a muitos...
Não se pode deixar de falar de alguns representantes dos segmentos populares, que acabam prevaricando e confundindo a todos... E frustrando e reforçando o preconceito.
Um abraço,
Pedro

citadinokane disse...

Bruno,
2º turno e vai trabalhar que é...

citadinokane disse...

Nan,
A esquerda não se saiu mal, faltou 1% para o Lula ganhar de 1º Turno.
A campanha é retomada 4ª feira.
Adoro Chico Buarque.
Um forte abraço,
Pedro

citadinokane disse...

Moura,
Todos queremos um mundo melhor.
Obrigado.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Lila,
Que o vencedor melhore a vida de todos.
Besos,
Pedro

citadinokane disse...

Fred,
Não sou profeta, ainda bem.
Vamos ao 2º turno e que o país alcance um equilíbrio social.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Leonardo,
Voltarei para comentar com mais fôlego, de antemão diria que é muito precipitada a tua posição, e um tanto eivada de preconceito com relação ao campo de esquerda... Rsrsrs...
Um abraço,
Pedro

citadinokane disse...

Fátima,
Também quero saber o que tem no dossiê, e quem não quer saber!?
Vamos para o 2º turno e vença a melhor proposta.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Mari Penna,
É um imenso prazer tê-la aqui. Com relação aos links, não se preocupe, irei levar a orientação que pedes...
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Everson,
Não deixes de sonhar.
As utopias são importantes para a história da humanidade...

Yúdice Randol disse...

Caríssimo Pedro, outro dia me pediste prudência, porque há coisas que só o tempo poderá julgar. Creio que posso te devolver a justa advertência, no que tange à defesa que fazes do governo Lula. Por sinal, lendo meu post "Breve histórico de uma exaustão" (leste as três partes?), verás que me reporto exatamente à substituição da esperança que Lula representava para mim pela repetição dos mesmos vícios de SEMPRE.
No mais, reagindo à injusta afirmação do Leonardo Bruno, é absurdo dizer que toda esquerda descambará sempre para o descalabro político-social, para a corrupção e a guerrilha. O colega confundiu exemplos históricos com a filosofia da esquerda. Nada a ver. Por isso apreciei HH dizer, no debate final, que ninguém autorizou Lula a destruir a esquerda socialista no Brasil. Talvez tenha sido a coisa mais feliz que ela disse na campanha.
Parabéns novamente pelo blog, que é internacional. Teus comentaristas estrangeiros são muito gentis e agradáveis.

Mixikó disse...

Que vença o melhor...o melhor para o Brasil...eu já não sei mais nada...como o Lula começou...com tanto crédito e agora...enfim...a ver...

Marcelo Caldas - Direito - Noturno - FAP disse...

Grande Professor Pedro Nelito; eu, apesar de respeitar sua opinião, discordo. Concordo em aceitar que as denúncias de corrupção não são de agora; elas já estão enraizadas na nossa política; mas o que o Governo Lula fez foi INSTITUIONALIZÁ-LA; ou seja, tornou, normal, banal... não há preocupação nenhuma com o repúdio da sociedade em relação aos fatos que são diáriamente noticiados. O impacto maior é que o Governo do PT entrou com uma proposta de oposição, romper com todas aquela bagunça que os governos anteriores tinham deixado, e, pelo que vimos nesses 4 anos, não foi bem assim. Ainda bem que o Lula não ganhou no 1 turno, porque agora, no 2 turno ainda fica mais difícil; ainda mais com o apoio do Governo de Minhas, onde Aércio Neves teve a vitória mais expressiva. Lula já teve a sua oportunidade !!! Abração, Nelito, do seu aluno e amigo Marcelo Caldas (Diretamente de Soure, na Ilha do Marajó)

citadinokane disse...

Yúdice,
Estou refletindo sobre o que colocaste acima, estou aberto ao contraponto, aprendemos que não somos portadores "da verdade"... e somos traídos pela vontade de construir um mundo melhor,exageramos na vontade e despejamos anos de trabalho, quiçá, às vezes em quimeras...
Cautela, ecoa no ar o grito dos esquecidos... Será o trabalho de Sísifo?! E nada vale a pena?!
Não sei. Irei refletir mais e com certeza iremos dialogar em busca de luzes.
Obrigado por visitares o nosso espaço virtual.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Mixikó,
Estamos numa encruzilhada, de um lado a esperança que esvai-se num turbilhão de denúncias no ápice da eleição, de outro lado, aqueles que governaram por anos o país e mergulharam a maioria da população numa miséria nunca antes vivenciada, continuam empunhando o famigerado "neo-liberalismo"... Não sei não... Rsrsrs...
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Marcelo,
É necessário refletir. A atuação tímida da Polícia Federal nos outros governos, não era por falta do que fazer, pelo contrário, escândalos existiam e eram jogados panos quentes.
Portanto, só assistes os "caras" indo em cana, porque existe vontade política de deixar a polícia fazer o trabalho dela.
Voltemos ao dossiê dos sanguessugas, o que está faltando para mídia investigar se o Serra e o Alckmin se utilizaram ou não dos serviços dos vampiros?!
Volto a insistir, prevaricação não tem cor partidária, temos homens de centro, direita e esquerda "pisando na bola", pode baixar o cacete neles, concordas?!
Fecho dizendo: só compreendo o presente, quando lanço um olhar para o passado, só assim posso projetar o futuro...
Abraços,
Pedro

Leonardo Bruno disse...

No mais, reagindo à injusta afirmação do Leonardo Bruno, é absurdo dizer que toda esquerda descambará sempre para o descalabro político-social, para a corrupção e a guerrilha. O colega confundiu exemplos históricos com a filosofia da esquerda.

Leonardo- Caríssimo Randol, como posso dissociar sua filosofia de sua experiência prática? O que necessariamente os exemplos históricos da esquerda negam substancialmente as politicas da esquerda? O que me deixa perplexo é a total alienação da classe universitária daquilo que gerou, alimentou e estabeleceu: um governo com tendências francamente totalitárias, seguindo os caminhos ditatoriais dos vizinhos latino-americanos. A ligação do PT com os grupos radicais de esquerda na América Latina é óbvia. O petismo nunca negou sua admiração pelo totalitarismo, seja ela de forma chavista, castrista ou das Farcs. Qual a novidade disso?

Nada a ver. Por isso apreciei HH dizer, no debate final, que ninguém autorizou Lula a destruir a esquerda socialista no Brasil.

Leonardo-Sr. Randol, meu antigo professor do Escritório Modelo: será que 80 anos de experiência soviética, chinesa, alemã oriental, norte-coreana e cubana não autorizam a desmoralizar a choradeira socialista? Parece que o Muro de Berlim caiu e vcs ficaram imunes aos fatos, querendo ressuscitar a falsa defunta! Pra colocar os pingos nos "is": Será que os meus amigos Randol e Nelito desconhecem que o ideológigo-mor do PISOL, Achille Lollo, é foragido da polícia italiana, acusado de matar dois jovens filhos de um gari, do Partido Social Italiano? Lamento dizer, mas aderir a Heloísa Helena como exemplo de moralidade é um completo sinal de descalabro, estupidez e ignorância da classe acadêmica deste país. Uma mulher que é incapaz de discutir assuntos tão complexos, como economia e inflação, e ainda idealiza um sistema tão totalitário como o socialismo, não é digno de respeito e atenção. É digno de desprezo, por defender regimes que ainda matam na Coréia do Norte, na China e em Cuba, com a complacência criminosa da classe intelectual pensante!

Yúdice Randol disse...

Caro Leonardo, insisto: os governos socialistas têm sido, historicamente, autoritários e até bem mais do que isso. Não há como refutar. Mas quando me referi à filosofia socialista, não me reportava a governos e sim à idéia mais ampla de construção teórica de idéias. Provavelmente, os governos socialistas nunca puseram em prática ideais verdadeiramente socialistas. Mas, pelo visto, tu não estás sequer disposto a ponderar a diferença.
E tendo sido chamado de estúpido e ignorante, preciso esclarecer que não votei em HH por tê-la como "exemplo de moralidade", posto que nunca mais acreditarei que um político possa ser modelo disso. Aprendo com meus erros. Votei nela por outras razões, inclusive por saber que ela não iria para o segundo turno. Foi um voto de protesto. E não me sinto estúpido nem ignorante por isso. Lamento que uma pessoa tão jovem e bem informada seja tão refratária a opiniões diversas da própria.
Caro Pedro, gostaria que mediasses a polêmica, em especial por causa de teus conhecimentos sociológicos.

Leonardo Bruno disse...

Caro amigo Pedro Nelito


Vou fazer umas colocações pertinentes sobre o seu discurso:


"O problema, como falei acima, a pobreza é grande, e uma elite que não aceita que os segmentos populares tenham poder de decisão..."

Leonardo-Com todo o respeito, este raciocínio é equivocado. As pessoas que não gostam de Lula, não discriminam o poder da população de votar nos representantes, mas simplesmente a incapacidade que a população mostra em escolhê-los. Aliás, cada vez mais penso que a nossa democracia é frágil, precisamente pq ela nutre as sementes da tirania democrática: a idéia totalitária de que uma massa ignorante pode moldar todas as diferenças, destruindo-as, em favor de um suposto conforto material, enquanto renunciam a um valor maior, que é a liberdade. Eu não tenho a menor ilusão quanto a democracia: ela mostra ser um sistema falho, quando determinados valores éticos, morais e aristocráticos são nivelados pelo instinto de bajulação das massas e dos demagogos. A democracia precisa de critérios seletivos, tanto na esfera do governo, como na esfera de quem delega esses poderes, sob pena de cairmos na mais completa tirania.

Lamentavelmente, os governantes brasileiros estão acima das leis. A politização completa das leis juridicas impede que certos valores, como a eticidade, a moralidade e a publicidade, além dos limites dos atos governamentais, sejam empecilhos aos maus politicos e os governantes tirânicos. Não é por acaso que a politização e radicalização completa da politica nos valores, ameaça destruir os princípios de consenso na democracia e que a reestruturam: ou seja, suas instituições, suas garantias e seu direitos fundamentais, contra a tirania dos politicos e das massas.

Incomoda a muitos...
Não se pode deixar de falar de alguns representantes dos segmentos populares, que acabam prevaricando e confundindo a todos... E frustrando e reforçando o preconceito.

Leonardo- Caríssimo Nelito, desde quando a pobreza é atestado de dignidade maior ou menor do que a riqueza? Eu vou ser até contundente em afirmar uma obviedade: os politicos brasileiros refletem a indole desonesta de uma boa parte do povo brasileiro.

Leonardo Bruno disse...

Caro Leonardo, insisto: os governos socialistas têm sido, historicamente, autoritários e até bem mais do que isso. Não há como refutar. Mas quando me referi à filosofia socialista, não me reportava a governos e sim à idéia mais ampla de construção teórica de idéias. Provavelmente, os governos socialistas nunca puseram em prática ideais verdadeiramente socialistas. Mas, pelo visto, tu não estás sequer disposto a ponderar a diferença.

Leonardo- Carissimo amigo Randol, não somente estou disposto a acatar a diferença, como discuti-la. O problema é que não há diferença substancial entre a ideologia e o esquema político no socialismo. Todos os elementos do socialismo são explicitos na teoria e na prática:a falsa idéia de justiça, no ambito da onipotência do Estado totalitário. Isso é marx, é engels, é Lenin, é Rosa, é Mao, enfim, é praticamente toda cantilena teórica e prática do socialismo.


E tendo sido chamado de estúpido e ignorante, preciso esclarecer que não votei em HH por tê-la como "exemplo de moralidade", posto que nunca mais acreditarei que um político possa ser modelo disso. Aprendo com meus erros.

Leonardo-Calma Randol, eu não te chamei de estúpido. Sei que vc é uma pessoa esclarecida, e presumo que sua civilidade é bastante incomum. Eu me refiro à estupidez de algumas pessoas, que substituindo Lula, acham que a gritaria da Heloísa Helena é algum exemplo de moralidade. Mas não me refiro a vc, pq penso que suas razões sejam outras do que aquelas nos quais descrevi.

citadinokane disse...

Leonardo,
Réquiem...