segunda-feira, outubro 09, 2006

Por quem merece amor...



Quando um cubano do quilate de Silvio Rodríguez, grande cantor e compositor, se junta ao músico brasileiro Miltinho do MPB-4 (Grupo vocal que cantava as músicas de Chico Buarque nos anos 70) só poderia sair uma música tão bonita: “POR QUEM MERECE AMOR”.
Bem ao estilo de Silvio, considerado por muitos – o poeta da Revolução Cubana, a letra é um hino ao amor que não se vende, não tem preço de mercado, que é pleno e marcante, levamos no coração para o resto de nossas vidas... Por quem merece amor...
Duda Bueres quando escuta essa música fica com os olhos marejados e vermelhos de tanto esfregá-los com os braços... E depois insiste em falar uma língua que eu não conheço... Língua de fogo... Gabriela de Mulher Subjeto, há de reescrever ou torná-la melhor com um “Santa Helena” ao largo, hein?!

POR QUEM MERECE AMOR
“Te perturba esse amor, amor de juventude,
Meu amor é amor de virtude.
Te perturba esse amor, sem máscaras por trás,
Meu amor é uma arte de paz.
Te perturba esse amor, amor de humanidade,
Esse amor, é amor de verdade.
Te perturba esse amor, com todos ao redor,
Meu amor é uma arte maior.
Meu amor, minha prenda encantada,
Minha eterna morada, meu espaço sem fim.
Meu amor não aceita fronteira,
Como a primavera não escolhe jardim.
Meu amor não é amor de mercado,
Esse amor tão sagrado, não se tem pra lucrar.
Meu amor é tudo quanto tenho,
E se eu vendo ou empenho, pra que respirar?!

Te molesta mi amor, amor de juventud,
Y mi amor es un arte em virtud.
Te molesta mi amor, mi amor sin antifaz,
Y mi amor es un arte de paz.
Te molesta mi amor, mi amor de humanidad,
Y mi amor es un arte e su edad.
Te molesta mi amor, mi amor de surtidor,
Y mi amor es um arte mayor.

Meu amor, alivia e acalma,
É o remédio da alma pra quem quer se curar.
Meu amor é humilde, é singelo...
E o destino mais belo, é torná-lo maior.
Meu amor, o mais apaixonado
Pelo injustiçado, pelo mais sofredor...
Meu amor abre o peito pra morte
E se entrega pra sorte por um tempo melhor.
Meu amor, esse amor destemido,
Arde em fogo infinito:
Por quem merece amor.

27 comentários:

Xico Rocha disse...

Muito pai d'égua esta homenagem a esta grande figura, expoente maior da musicalidade latino americana. Além do que, esta música tem um comprometimento com as causas revolucionárias. El afoi concebida e construida, no inicio da década de 80, quando o conflito salvadorenho tomava rumos bem populares, todo o povo salvadorenho estava ligado ao movimento. Neste instante os marines se voltam para o Pacífico e realizam manobras militares, nas cercanias de El Salvador, e é aí que Silvio faz esta canção em homenagem a causa salvadoreña, conflito onde perdi um irmão, um dos militantes que deram início a luta assassinado pelo exército salvadorenho.
Saudações FMLaNas.
Xico Rocha
Valeu a homenagem
P.S- Precissas conhecer Ali Primera, venezuelano que dentre tantas coisas bonitas também fez cancões para o povo salvadorenho.

citadinokane disse...

Xico,
Tenho o CD do Miltinho (Enigma) com essa música, maravilhosa...
Como posso conhecer o venezuelano?!
Manda a pista,ok?!
Abrazos hermano,
Pedro

Lila Magritte disse...

Me encanta Silvio Rodríguez. Adoro su música. A veces he puesto algunos temas en mi blog, pero la verdad es que espero algún día ponerlos todos. Ha marcado generaciones con su canto.

Abrazos y besos para ti. Si quieres intentemos hacer la traducción de "Non serviam" entre los dos.

Paola Vannucci disse...

Falar de amor nunca é demais
o amor nos absorve como um todo meu caro,
pelo simples fato de amar o amanhecer
é que brilho na passarela
pois sou a virgem desvairada a procura de um grande amor,
meu primeiro amor não me quiz,
chorei , bradei, mas firme fiquei
estou aqui pra contar história e clemenciar a Paz entre os povos
Paz
Amor que nao se sente a não ser quando
se cobiças do próximo até que ele morra
Armas nucleares para quem morrer?
A humanidades gasta por mentecapitos da nova era?
Guerras, atrocidades vejo em meu rico olhar,
dirá nossos filhos que terao que lutar
Para que vale deixar meus herdeiros se vou morrer preocupada?
Penso no amor como busca do infinito
Pois aqui faço minha declaração
Eu amo vc
eu amo a vida
eu amo a terra
eu amo me voluntariar
eu amo deus.......
Que os infernos dista do meus caminhos
Pois aqui grito em alta voz
Amo a Paz que um dia ei de ver sobre todos os povos!!!!

______________________

Acabei de escrever....... vc está lendo de primeira mão,

beijos

Paola

Mixikó disse...

Grande momento...gostei...não conhecia...um dos fundadores do movimento cultural de la Nueva Trova Cubana...agora conheço mais um poukito...obrigada

Dilaca disse...

La quiero leer en español, así que la buscaré para complacerme con la lectura.
A silvio lo consideran revolucionario,´porque rescata la vigencia del amor y otros valores que la humanidad nunca debió descuidar.

citadinokane disse...

Lila,
Vamos fazer a tradução juntos, achei maravilhoso aquele texto.
Besitos,
Pedro

citadinokane disse...

Paola,
É tão bom escutarmos os amigos poetas.
Os "dioses" falam por eles...
Te agradeço a linda poesia, querida amiga continue alimentando a blogosfera com a tua luz.
Abraços,
Pedro

Nan disse...

"Y mi amor es un arte e su edad.
Te molesta mi amor, mi amor de surtidor,
Y mi amor es um arte mayor."

soberbo!

tentei encontrar o vídeo dessa canção no YouTube e no DailyMotion mas não existe. tentei também apenas o audio, mas nada...gostava tanto de conhece-la...

vou continuar à procura, até porque a mi me encanta el castelhano...
:)

bjs

Paola Vannucci disse...

DECIFRE O ENIGMA:

DE ONDE EU SOU?
POIS AGORA ESTOU CONFUSA:

AMAPÁ
PARANÁ
SAMPÁ

OHHHHHHH!!!!!!!!! GOOD!!!!!!!

O NAVI ESTÁ PRESTES A ME DESCOBRIR...

MEU AMIGO
OBRIGADA

VOU POSTAR O POEMA NO BLOG

VC É UM AMOR

BOA NOITE

Paola Vannucci disse...

DESCULPE, MAS QUERO SABER E NÃO TENHO VERGONHA EM PERGUNTAR....

'DIOSES'????

BJSSSSSS

Luana Caldas disse...

Oi Pedro,
Linda esta música.


P.S.: Preciso de um auxílio seu.Quero fazer algumas modificações no meu blog.

ALEXIA disse...

Muito bem eu hoje já aprendi alguma coisa. A letra é magnifica.

Vim dar um olá e agradecer a visita ao meu canto e conhecer o teu que gostei muito por isso fica já dito: Vou Voltar

bj

Navi Leinad disse...

Pedro, fui descoberto pela paola! E agora? Dioses do céu! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs...

citadinokane disse...

Mixikó,
Estive passeando por Havana e a musicalidade cubana é muito próxima da brasileira, La nueva trova cubana é muito próxima da MPB... Me deliciava andando e provando vários drinks pelas cafeterias cubanas e escutando a boa música.
Ah! morro de saudades...
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Nan,
Vou ver como eu encontro ou coloco esse áudio na blogosfera, vou tentar...
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Dilaca,
Se encontrares em espanhol, envia pra mim, ok?!
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Paola,
Paulista morando em Curitiba.
Pode postar, a gente vai lá...
Abraços,
Pedro

P.S.: "Dioses" = Deuses

citadinokane disse...

Luana,
Me liga amanhã, ok?!
A gente auxilia.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Alexia,
Já estou esperando.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Ivan,
Estás na mira da Paola, rsrsrs...

Paola Vannucci disse...

Pedro ,
tenho algo a relatar, esse cabrinha é bicho esperto!
Não é que me ac hou no orkut, e fica aí dizendo que eu que o achei, pode?

rsrsrsrsrsrssrsrsrsrssrs
Na realidade é um amigo muito especial que tb me conquistou por suas palavras. Graças a 'dioses' que aqui na blogsfera tem cabras muito bão, rapaz..... a vida é uma constante alegria, rsrsrsrssrsrs

Sou Paulistana, moradora e residente em Curitiba, rsrsrsrssrsrsrssrsrsrsr

O nosso poema, já está no ar com algumas pequenas modificações, pode ir lá ler pq, amanhã direi algo sobre a LIBERDADE!

Ivan, desculpe a brincadeira, mas pode ficar na minha mira, rsrsrsrssr

Pedro, tenhoa um feriado estrondoso, arrebente a blogsfera com a sua magia....

Beijos

te amo
amigo

PAola

Dilaca disse...

Traes, desde tus conocimientos, lo mejor.
Quién se negaría a un amor semejante?

Lu Rosário disse...

É verdade, a letra da musica é muito bonita...um hino ao amor.

Beijos!

citadinokane disse...

Paola,
Paulistana morando em Curitiba.
Que o feriado seja bom para todos nós.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Diana,
Eu já mais me negaria a esse amor.
Por quem merece amor?!
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Lu,
Quantas saudades!!!!
A letra é maravilhosa, né?!
Beijos,
Pedro