domingo, novembro 12, 2006

15 anos da World Wide Web: wwwponto...


A Grande Rede Mundial de computadores já completou 15 anos de existência e merecia uma grande comemoração, mas como o ar que respiramos, nem percebemos a importância e o que representa para todos, só notamos que ela existe quando nos falta a conexão.
Gutenberg causou uma revolução ao imprimir a Bíblia em 1455.
Tim Berners-Lee, inglês nascido em Londres, causou uma revolução semelhante, ele inventou a World Wide Web em 6 de agosto de 1991.
Busquei rapidamente maiores informações na Wikipédia e compartilho com todos:
O primeiro website (sítio) que Tim Berners-Lee construiu - inicialmente unicamente com página de texto - foi no Info.CERN.Ch (que foi arquivada) e foi colocada online em 6 de agosto de 1991. Oferecia uma explicação sobre o que a World Wide Web era, como alguém poderia criar um navegador, como instalar e configurar um servidor web, e assim por diante. Foi também o primeiro diretório online do mundo, já que Berners-Lee depois fez uma lista de outras páginas de Internet que existiam na época.
A ''World Wide Web'' a Web ou "WWW" para encurtar - ("rede do tamanho do mundo", traduzindo literalmente) é uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipermídia, como vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para ver a informação, pode-se usar um software chamado navegador (browser) para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores de internet (ou "sites") e mostrá-los na tela do usuário. O usuário pode então seguir os links na página para outros documentos ou mesmo enviar informações de volta para o servidor para interagir com ele. O ato de seguir links é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na Web.
A Web (substantivo próprio) é diferente de web (substantivo comum), já que a Web engloba toda a Internet. Outras webs existem em redes privadas (restritas) que podem ou não fazer parte da Internet.
A Web foi criada em um projeto no CERN - no fim do ano 1990, onde Tim Berners-Lee construiu o sistema protótipo que se tornou um modelo do que hoje é a World Wide Web. O intento original do sistema foi tornar mais fácil o compartilhamento de documentos de pesquisas entre os colegas.
A funcionalidade da Web é baseada em três padrões: a URL, que especifica como cada página de informação recebe um "endereço" único onde pode ser encontrada; HTTP, que especifica como o navegador e servidor enviam informação um ao outro (protocolo); e HTML, um método de codificar a informação de modo que possa ser exibida em uma grande quantidade de dispositivos.
Berners-Lee hoje encabeça o World Wide Web Consortium (W3C), que desenvolve e mantém estes padrões e outros de modo a permitir que os computadores na Web armazenem e comuniquem todos os tipos de informação efetivamente.

2 comentários:

Navi Leinad disse...

Pedro, como passa rápido o tempo! Mas parece que nem passou! Desses 15 anos eu participo apenas de 10. Apenas? É tempo PARA caramba! Só que o tempo na informática se perde em meio ao turbilhão de dados processados na grande aldeia.

citadinokane disse...

Ivan,
Às vezes não nos damos conta disso.
Ave! Internet.
Abraços,
Pedro