sexta-feira, dezembro 08, 2006

Declaração de Independência da Blogosfera

A querida amiga da blogosfera - Lila Magritte, publicou em seu blog a "Declaração de Independência da Blogosfera" lançada por "Cidadãos Hackers", em síntese: blogueiros que levam a sério o espaço virtual.
Lila remete ao artigo do blog do jornalista e poeta Fernando Obregón que trata do tema.

O manifesto começou a circular pela Internet anunciando a pronta Independência da Blogosfera, engendrada pelos cidadãos hackers, que no manifesto apresentam um novo paradigma para o uso do espaço na Internet.
A declaração é a conclusão final do Primeiro Evento Blog España 2006, que encerrou há duas semanas em Sevilha e contou com a participação de blogueiros do mundo inteiro.
É importante ressaltar que a palavra hacker é usada com o sentido positivo, seria a "pessoa capaz de desempenhar uma tarefa de forma competente", descartada a imagem da pessoa que sem permissão busca acesso a sistemas privados.
Gostaria muito de ter participado desse manifesto, ao final do evento e com a anuência dos hermanos proporia umas palavras bem originais, para serem grafadas no fecho do documento, nunca citadas antes: Blogueiros de todo o mundo, uni-vos!!!

Eis o Manifiesto para que todos tomem conhecimento:

DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA DA BLOGOSFERA PELOS CIDADÃOS HACKERS

A Internet é uma oportunidade.
Os blogues são, dentro da rede, outra oportunidade para recuperarmos o poder que proporciona a sinergia entre a identidade individual e a colaboração de muitos.
Mas, para alcançarmos este poder, necessitamos de cidadãos hackers que construam ativamente uma ética de sua ação na rede e no mundo real.
Existe alguma possibilidade de êxito? Tudo dependerá de como se constrói o futuro.
Ponhamo-nos a trabalhar:
– É preciso romper o código fechado do elitismo, dos fundamentalismos de todo tipo. Abrir o código do diálogo e da transversalidade intelectual.
– Ser inquisitivo, romper com as idéias aceitas sem crítica, perguntar sobre os dados disponíveis, conferir a informação para observar a realidade a partir de outros pontos de vista.
– A internet oferece um espaço virtual de liberdade, autônomo das autoridades do mundo físico. Porém, esta independência será sempre temporal, a qualquer momento é suscetível de encerrar-se ou de reinventar-se; portanto, devemos aproveitar esta independência transitória intensamente.
– Escreva sobre o que desejares, sobre tua vida ou sobre o mundo. Tudo é útil, nada impede que exista na rede; só àquele a quem despertas interesse (se existem esses personagens hipotéticos) irá ler-te.
– Aprenda “idiomas”, descubra gente e idéias distantes de teu entorno geográfico e cultural. Construa novos mapas com tuas explorações e compartilha-os com teus “vizinhos”.
– Translada a tua ética e a tua atitude intelectual na rede para a tua vida “física”. Converte-te em um hacker cidadão. Mas, toma precauções; no mundo “real” existem forças mais poderosas que podem impedir tua ação.
– Ampara-te no anonimato se considerares necessário para evitar censuras legais ou sociais. Mantenha e promova a tua identidade virtual, ainda que não tenha uma correspondência visível com tua identidade “real”. Guia-te por tua honestidade, elabora tua própria ética de atuação.
– Colabora com as redes. Mas, não permitas que te trasformem em um elemento genérico e prescindível. Tua força, a de todos, está em unir o poder de muitos ao valor do indivíduo. Relaciona-te intensamente com todos na rede, mas livremente.
– Enlaça, enlaça, enlaça.
– É elegante não incluir publicidade em teu blog … ou inclua anúncios em teu blog e ganhe dinheiro, se puderes. Ambas as opções são válidas se feitas com honestidade e transparência. Não importa tanto o que fazes, importa como o fazes.

Para saber mais, visitem o blog de Fernando Obregón: http://pospost.blogspot.com/

8 comentários:

Lila Magritte disse...

Gracias Pedro, por ayudar a difundir estas noticias tan importantes para estos tiempos.

Abrazos.

Luciane Fiuza de Mello disse...

Estes post veio em boa hora, principalmente para uma blogueira iniciante como eu... srsrsrsr. Já salvei o "manual" nos meus favoritos.
Abs.
Lu.

Ps: depois de escreverem sobre a "virtude", caso tenham alguma tenha uma sugestão, mandem para o meu e-mail, ok?

citadinokane disse...

Lila,
Vivemos também na blogosfera...

citadinokane disse...

Lu,
Estou me virando - as virtudes...

Luciane Fiuza de Mello disse...

Ok, Pedro, mas agora que vi que digitei errado. Quis dizer, caso tenham alguma foto como sugestão p 'post'.
Abs!
Lu.

Navi Leinad disse...

Valeu, Pedro!
É muito importante essa troca de informações, e quanto mais formos enlaçando, mais organizados e unificados seremos.

citadinokane disse...

Lu,
Ok!

citadinokane disse...

Ivan,
Mais organizados e unificados...
Yes!