quinta-feira, dezembro 07, 2006

Minha Nossa Senhora de Guadalupe

Visitei a X Feira Pan-Amazônica do Livro em setembro deste ano, o país homenageado foi o México, fiz o registro da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, achei linda a tela pintada e agora ofereço a todos os amig@s da blogosfera, vai abaixo um pouco da história da Santa Mexicana, pesquisei na internet, mais precisamente na wikipédia, ok?!

Nossa Senhora de Guadalupe, ou Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000). Sua orígem está na presunta aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531.
Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, instruiu-o a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou Sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem. Em ampliações da face de Nossa senhora, os Seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à Sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo! O assunto tem sido objeto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro. (fonte: wikipédia)

6 comentários:

leonardo Nóvoa disse...

Professor, aqui é o Leonardo Nóvoa e Marlon Thiago, nos estamos no cesupa desde 9 hrs e nao podemos continuar aqui pois temos compromissos, já que o sr. não apareceu. Vamos tentar deixar o trabalho com a prof. Barbara Lou, estou com o da pollyana tbm. O sr. pode responder por email como devemos fazer.
Meu email:
leonovoa@hotmail.com
=D
Abraçoss

citadinokane disse...

Leo,
Estava corrigindo provas, tô doido, tô doido...

Vou te mandar um e-mail, ok?!

Carlos Ponte disse...

Amén!
Pedro, desculpou-se aos de cima com a Vrgem de Guadalupe?
Desculpe a maldade, era só a brincar. É o espirito natalício que começa a tomar conta de nós.
Um abraço fraterno,
Carlos Ponte

citadinokane disse...

Aleluia irmão!!!!

Antes que me esqueça:
Amén! Carlos.

TRUNKSIE TAMBÉM É BLOGGER! disse...

Anteriormente tal imagem tinha um nome amerindígena (depois digo qual era) que foi mudado para este por causa das crenças ibéricas que não concordavam uma "santa" ser denominada "fugas".
A obra mostra a criatividade do autor utilizada de maneira errônea.

Fort'abraço e até!

citadinokane disse...

Trunksie,
Boa informação.