segunda-feira, janeiro 29, 2007

Mulher

"A mulher é a porta do diabo"*

Uma frase muito machista.
Foi originalmente dita e escrita em latim – mulier janua Diaboli – por Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona, na África, doutor da Igreja e um dos pilares da teologia cristã e da filosofia ocidental. Antes de proferi-la, entretanto, levou vida amorosa das mais conturbadas, entregando-se a prazeres que depois condenou. Sua conversão é atribuída às orações de sua mãe, sobre quem escreveu um texto famoso, o Panegírico de Santa Mônica. Para um dialético como Agostinho, nada mais sintomático: sua salvação e perdição foram obras femininas. "A mulher é a porta de Deus" também poderia ser uma frase agostiniana.
Prefiro a frase: "A mulher é a porta de Deus" e acrescentaria "por onde o homem é levado ao paraíso"... Afe!!! Tô de bem com elas...

*(Esta expressão é encontrada no livro "De Onde Vêm As Palavras", Editora Mandarim. O autor apresenta a etimologia das palavras em ordem alfabética, sendo um verdadeiro dicionário)


4 comentários:

Xico Rocha disse...

Meu amigo, um abração cheio de muita saudade.
Quanto as mulheres, acho um bem muito precioso, quem tiver problemas, encaminhe-as diretom para Rua Garcia Neto 41 Viana Luanda Angola.
Receberemos todas de bom grado.
Olha a bandeirinha de Angola

citadinokane disse...

Xico,
Já estás em angola?
Tu és um cidadão do mundo.
Um forte abraço,
Pedro

Diana L. Caffaratti disse...

Que lindo lo que piensas sobre las mujeres!
Creo que cada ser humano en sí mismo elige ser la puerta del cielo o del infierno sea hombre o mujer.

citadinokane disse...

Diana,
Concordo contigo, céu ou inferno é uma questão pessoal.
Besos,
Pedro