domingo, janeiro 14, 2007

Quem é louco?


- Naquela direção - disse o Gato, apontando com a pata direita - mora um Chapeleiro. E naquela - acrescentou, levantando a outra pata - mora a Lebre de Março. Visite qualquer um dos dois: ambos são loucos.
- Mas, eu não quero me encontrar com gente louca - comentou Alice.
- Ah, você não tem como evitar isso - replicou o Gato. Todos aqui somos loucos.
(Aventuras de Alice no País das Maravilhas - Capítulo Seis)
__________

Neste final de semana fiquei muito pensativo, busquei refletir sobre algumas situações que pude observar nos últimos meses... A busca irracional de se dar bem, a dissimulação, a aproximação interesseira, como diria o amigo Dirceu: Os caras são todos um bando de fdp falsos...
Machado de Assis me socorre com o texto d'O Alienista, chego a pensar que as pessoas que agem dessa maneira não são "boa-da-cabeça", talvez nos hospícios ou casas de repouso estejam pessoas sóbrias e equilibradas.
Lembro do personagem de Machado de Assis - o Dr. Bacamarte, que após muitas leituras e meditações científicas, chegava a conclusão que a loucura que antes ele considerava uma ilha perdida no oceano da razão, era na verdade um continente...
Deixo aqui a reflexão de Machado de Assis: Onde estão os sãos e os loucos?! Procure no íntimo da alma e terás a resposta.

O gato de Alice, aquele que fica invisível e estampa um sorriso sacana, é taxativo: todos aqui somos loucos.
Complemento meu: uns são mais loucos que outros...

4 comentários:

Eliana Machado disse...

Bom Dia, Pedro
Este seu post está ótimo.
"De médico e de louco, todo mundo tem um pouco"
Uns mais e outros menos, mas ninguém escapa a uma loucura.
O tipo de loucura é que faz a diferença.
Eu sou completamente louca, mas amo a minha loucura e não a troco por nenhuma sanidade que me ofereçam.
Um abençoado dia pra todos os loucos.
Felicidades,
bjs.

Advi Morena disse...

Bom dia!
Obrigada por visitar o meu cantinho.

AHhh e quanto a loucura é como diz o poeta de louco e poeta todos tem um pouco!!!

Bjinhos boa semana

citadinokane disse...

Eliana,
Essa loucura que falas é benfazeja, deixa o mundo melhor, é a loucura do amor, da paz...
Os loucos que me refiro no post, são "sérios" e capazes de pisar em todos para ganhar um punhado de moedas... rsrsrs...
Esses loucos machucam e matam a paz e o amor...
Sempre iremos conversar minha amiga.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Morena,
Gostei do teu cantinho e espero que retornes ao meu barraco, ok?!
Uma semana cheia de loucuras boas...
Abraços,
Pedro