sexta-feira, fevereiro 23, 2007

1 ano do Blog: No caminho com Maiakóvski

O "Blog do Pedro Nelito" completa hoje 1 ano, os dias correram e continuam correndo como os bólidos de Fórmula 1, e rapidamente vivenciamos um ano pleno e prenhe de novas amizades, posso afirmar que as centenas de comentários, revelaram pessoas maravilhosas, umas assim como vieram, também partiram, rapidamente... Outras ficaram e continuam alegrando a minha vida e a de todos que aqui pousam por alguns minutos.
Comemoro o 1º ano de existência do "Blog do Pedro Nelito" com o poema de Eduardo Alves da Costa, poema que durante muito tempo foi considerado de autoria do próprio Maiakóvski, já foi retificado o equívoco na mídia nacional, trago a lembrança do poeta russo pelo inconformismo diante da injustiça, esse poeta que lutou e deu versos pela Revolução de Outubro, depois foi perseguido pelos "homens da nova ordem", ele era revolucionário demais... Eis o convite: venham caminhar mais um ano com a gente.
No caminho com Maiakóvski é um apelo à reflexão... São muitos os caminhos, mas sem justiça e paz, nenhum levará à felicidade.

NO CAMINHO COM MAIAKÓVSKI

Assim como a criança
humildemente afaga
a imagem do herói,
assim me aproximo de ti, Maiakóvski.

Não importa o que me possa acontecer
por andar ombro a ombro
com um poeta soviético.

Lendo teus versos,
aprendi a ter coragem.

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na Segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Nos dias que correm
a ninguém é dado
repousar a cabeça
alheia ao terror.

Os humildes baixam a cerviz;
e nós, que não temos pacto algum
com os senhores do mundo,
por temor nos calamos.

No silêncio de meu quarto
a ousadia me afogueia as faces
e eu fantasio um levante;

mas amanhã,
diante do juiz,
talvez meus lábios
calem a verdade
como um foco de germes
capaz de me destruir.

Olho ao redor
e o que vejo
e acabo por repetir
são mentiras.

Mal sabe a criança dizer mãe
e a propaganda lhe destrói a consciência.

A mim, quase me arrastam
pela gola do paletó
à porta do templo
e me pedem que aguarde
até que a Democracia
se digne a aparecer no balcão.

Mas eu sei,
porque não estou amedrontado
a ponto de cegar, que ela tem uma espada
a lhe espetar as costelas
e o riso que nos mostra
é uma tênue cortina
lançada sobre os arsenais.

Vamos ao campo
e não os vemos ao nosso lado,
no plantio.

Mas ao tempo da colheita
lá estão
e acabam por nos roubar
até o último grão de trigo.

Dizem-nos que de nós emana o poder
mas sempre o temos contra nós.

Dizem-nos que é preciso
defender nossos lares
mas se nos rebelamos contra a opressão
é sobre nós que marcham os soldados.

E por temor eu me calo,
por temor aceito a condição
de falso democrata
e rotulo meus gestos
com a palavra liberdade,
procurando, num sorriso,
esconder minha dor
diante de meus superiores.

Mas dentro de mim,
com a potência de um milhão de vozes,
o coração grita - MENTIRA!

7 comentários:

Luciane Fiuza de Mello disse...

Pedro,
Como diz a Xuxa: "Parabéns, hoje é o seu dia, que dia mais feliz!"
Desejo vida lobga ao blog, que a cada dia está com mais conteúdo e beleza. Apesar de algumas postagens "pesadas" ferirem os olhos de alguns mais sensíveis a blogueira encrenqueira aqui avisa: Abaixo a censura!!!
Quero ler muita poesia por aqui, pois ela acalma nossos corações da realidade tantas vezes desumana. Continue no caminho com bom caminho dos MAIAKÓVSKIS das letras.
Besos!
Lu.

Fred Guerreiro disse...

Parabéns!

citadinokane disse...

Lu,
Eu tento controlar o tamanho da postagem, prometo que farei post menor.
Com Xuxa e tudo, muito obrigado pela lembrança.
Abraços y mais abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Fred,
Pode vir sem medo, tudo está controlado.
Agradeço-te pela lembrança.
Abraços hermano,
Pedro

bragano2007 disse...

Parabens Sr.Nelito

Naveguei por este mundo embarcado no google, em busca de um poema de maiakóvski, que li há muitos anos atrás, cujo poema a memória me fez esquecer o titulo e eis que bem aqui na mesma rua em que habitam os blogueiros,encontro uma pista forte deste poema . "Nos caminhos com Maiakóvski"
Lhe pediria um grande favor, se o amigo poderia me enviar o poema original de maiakóvski.
End:mbraga67@gmail.com, ou www.bragano2007.blogspot.com.
Obrigado pelo sim e pelo não.
Abraços
Bragano2007

Anônimo disse...

Hello !.
might , perhaps very interested to know how one can collect a huge starting capital .
There is no need to invest much at first. You may begin to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
AimTrust incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with structures everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your chance That`s what you desire!

I`m happy and lucky, I began to take up income with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to choose a proper partner utilizes your funds in a right way - that`s it!.
I make 2G daily, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to join , just click this link http://rugurute.angelcities.com/oxatyha.html
and lucky you`re! Let`s take our chance together to feel the smell of real money

Anônimo disse...

Hello everyone!
I would like to burn a theme at here. There is such a nicey, called HYIP, or High Yield Investment Program. It reminds of financial piramyde, but in rare cases one may happen to meet a company that really pays up to 2% daily not on invested money, but from real profits.

For several years , I earn money with the help of these programs.
I'm with no money problems now, but there are heights that must be conquered . I get now up to 2G a day , and my first investment was 500 dollars only.
Right now, I managed to catch a guaranteed variant to make a sharp rise . Visit my blog to get additional info.

http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]