quarta-feira, abril 04, 2007

Walt Whitman revisitado...



"Esta manhã, antes do alvorecer,
subi numa colina para admirar o céu povoado,
E disse à minha alma: Quando abarcarmos esses mundos
e o conhecimento e o prazer que encerram,
estaremos finalmente fartos e satisfeitos?
E minha alma disse: Não, uma vez alcançados esses mundos
prosseguiremos no caminho." (Walt Whitman)

E continua o poeta...

"Canto a mim mesmo" (fragmentos)

Eu sou aquele que vai com a noite
tenra e crescente,
e invoco a terra e o mar
que a noite leva pela metade.
Aperte mais, noite de peito nu!
Aperte mais, noite nutriz magnética!
Noite dos ventos do sul,
noite das poucas estrelas grandes!
Noite silenciosa que me acena
– alucinada noite nua de verão!

Sorria, ó terra cheia de volúpia,
de hálito frio!
Terra das árvores líquidas e dormentes!
Terra em que o sol se põe longe,
terra dos montes cobertos de névoa!
Terra do vítreo gotejar da lua cheia
apenas tinta de azul!
Terra do brilho e sombrio encontro
nas enchentes do rio!
Terra do cinza límpido das nuvens,
por meu gosto mais claras e brilhantes!
Terra que faz a curva bem distante,
rica terra de macieiras em flor!
Sorria: o seu amante vem chegando!
Pródiga, amor você tem dado a mim:
o que eu dou a você, por tanto, é amor
– indizível e apaixonado amor!

extraído de "Folhas das Folhas de Relva" (1983, Brasiliense, trad. Geir Campos)

Um dos maiores, talvez o maior poeta da América do Norte, muito citado no filme "Sociedade dos Poetas Mortos".

11 comentários:

Lisânia disse...

Nelito, desejo uma Feliz Páscoa, que o seu domingo seja muito bom as lado das pessoas que você quer bem, pois a páscoa é a ressurreição de Cristo, é o seu renascimento.
Feliz Páscoa

Paola Vannucci disse...

Nelito,
amo muito vc

Estou aqui lendo vc.....
Beijos

Walt Whitman, é mágico, lembro até hj do seu primeiro comentário dos meus escritos....

Grande beijo

PS: Deixa eu ser sua secretária, hahahahaha

Augusto Nunes disse...

Meu Mestre e Guru,

Como sempre, V.Sa. pescando pérolas da literatura universal. Walt Whitman, reacende a esperança e nos remete a um mundo diferente que ainda podemos contruir.

Feliz Páscoa, meu irmão, que a paz do Criador paire sobre os seus.

Abraços,

Augusto.

PS - Se V.Sa. se apressar ainda dá tempo de pegar chocolate grátis, vindo do Nordeste do Brasil para a páscoa, que está sendo distribuído na Av. Almirante Barroso esquina com a Trav. Curuzu.

Aline Ribeiro disse...

Ainda não conhecia esse poeta. Mto bom msm.
Bjm e bom feriado

Segredos da Esfinge disse...

Pedro!
O que me preenche o vazio da minha total limitação para escrever é ler poemas.
O que tenho de limitação para escrever me sobra em sentimento quando leio algo assim.
Beijinho

citadinokane disse...

Lisânia,
Que o Cristo renasça todos os dias em nossos corações, proporcionando a alegria de compartilharmos com os que nos rodeiam.
Boa Páscoa para toda tua família.
Abraços,
Pedro

Citadinokane disse...

Paola,
Minha secretária? Ahahaha... Foi boa, gostei mesmo.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Augusto,
Onde o ovo de páscoa?

citadinokane disse...

Aline,
Whitman é o grande poeta americano, de verdade.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Esfinge,
Muito amor e poesia na vida.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Lisânia,
Excelente Páscoa!