sábado, maio 05, 2007

Nome e embaraços...

O meu amigo Augusto Nunes fica na Internet (o cara não dorme) pesquisando tudo sobre direito, encontrou uma consulta feita por uma senhora para mudança, ou melhor, retirada de nome que lhe causava embaraços. A senhora Maria José faz uma consulta ao juizado especial, sobre a retirada do nome embaraçoso, vamos ler a consulta e a resposta dada pelo juiz.

“Brasília, 15 de outubro de 2006
Exmo. Sr. Dr. Juiz do Juizado Especial de Brasília

Eu, Maria José Pau, gostaria de saber da possibilidade de se abolir o sobrenome Pau de meu nome, já que a presença do Pau tem me deixado embaraçada em várias situações.

Desde já antecipo o meu agradecimento e peço deferimento.

Maria José Pau"
_______
Em resposta, recebeu a seguinte informação:

"Brasília, 31 de outubro de 2006
Cara Senhora Pau,

Sobre sua solicitação de remoção do Pau, gostaríamos de lhe dizer que a nova legislação permite a retirada do seu Pau, o nosso Código Civil reformado acolhe a sua solicitação, mas devo esclarecer desde já, que o processo é extremamente complicado.
Senão vejamos, se o Pau tiver sido adquirido após o casamento, a retirada é mais fácil, pois, afinal de contas, ninguém é obrigado a usar o Pau do marido se não quiser.
Se o Pau for de seu pai, se torna mais difícil, pois o Pau a que nos referimos é de família e vem sendo usado por várias gerações. Se a senhora tiver irmãos ou irmãs, a retirada do Pau a tornaria diferente do restante da família. E convenhamos cortar o Pau de seu pai pode ser algo que o deixe muito chateado.
Outrossim, o fato de seu nome conter apenas nomes próprios, poderá ficar esquisito caso não haja nada para colocar no lugar do Pau. Isso sem falar que as demais pessoas estranharão muito ao saber que a senhora não possui mais o Pau de seu marido.
Uma opção viável seria a troca da ordem dos seus nomes. Se a senhora colocar o Pau atrás da Maria e na frente do José, o Pau pode ser escondido, porque a senhora poderia assinar o seu nome como Maria P. José.
Se o Pau é de sua mãe, e se ela for mãe solteira, não será aconselhável a remoção do Pau, já que ele representa o elo que caracteriza a sua filiação, ou seja, precisará continuar usando o Pau de sua mãe.
Nossa opinião é a de que esse preconceito contra este nome já acabou há muito tempo e que, já que a senhora já usou o Pau do seu marido por tanto tempo, não custa nada usá-lo um pouco mais. Eu mesmo possuo Pinto, sempre o usei e muito poucas vezes o Pinto me causou embaraços.

Atenciosamente,

Dr. Rogério Mecogi Frizante Pinto
Juizado Especial - Brasília/DF”
________
Agora cabe acrescentar mais uma informação, esse Augusto é danado mesmo, fuçou e descobriu que a senhora Maria José Pau aceitou a orientação do Dr. Rogério M. F. Pinto, e que agora em fevereiro ela casou-se com um alemão radicado em São Paulo chamado Karl Gustav Molly. Segundo o intimorato Augusto Nunes, a senhora Maria José Pau logo-logo estará consultando novamente o Juizado Especial... rsrsrs...

16 comentários:

Cris disse...

É Pedro, mexer com isso é um caso sério...(rsrsrs). A sorte dela é o nome José...ai tem tudo...
Bjs.

Mari disse...

Fosse ela, hum, nem me incomodaria com esse Pau. Ah! Deixa ficar, rsrsrs

Segredos da Esfinge disse...

É verdade, verdadeira.
Saiu até no jornal.
Olha aqui:
http://bp3.blogger.com/_-x--XxxG_xQ/RhV66OkQ9AI/AAAAAAAAAJo/-MUzZnm3Irs/s1600-h/noticia.jpg

dirceu franco disse...

Já ouvi falar muito nesse advogado...

Um abraço.

Navi Leinad disse...

Pedro, em Brasília acontece de tudo...

Augusto Nunes disse...

Meu Mestre e Guru,

Essa história de destemido só quem acredita é o meu filho. Quanto ao pau, eu tenho um amigo doido pra encontar o tal juiz, para ver o que ele pode fazer com sua graça que é: Nicolau Botelho Pinto N.O. Rego da Costa.

J@de disse...

Meu sobrenome é Pinto e o sobrenome do meu ex-ficante é Pequeno... já pensou se a gente casa?
Beijos!!

Anônimo disse...

Pedro, Pedro...
Isso é sério rsrsrsrsr
Eliete

citadinokane disse...

Cris,
José? Ah! entendi.

citadinokane disse...

Mari,
Deixa ficar o pau?! Ai, Jesus!

citadinokane disse...

Esfinge,
Fui lá, tá no jornal... ehehehe...

citadinokane disse...

Dirceu,
Advogado ou juiz?

citadinokane disse...

Ivan,
Tudo acontece lá, até o Clodovil... deixa pra lá!

citadinokane disse...

Augusto,
Nicolau? Tô fora!

citadinokane disse...

Jade,
Minha pequena Jade Pinto...

citadinokane disse...

Eliete,
Muito sério!