quinta-feira, julho 26, 2007

Soy paraense no tucupi!

Égua sumano! Hoje à tarde me senti muuuiiito paraense, parei o carro em frente do Colégio Nazaré, desci do carro e pedi um tacacá. Tem uma barraquinha em frente ao Nazaré que vende tacacá, foi lá que o francês e apresentador da Televisão Record - Olivier Anquier, fez uma reportagem sobre o tacacá, ele bebia e dizia com o sotaque carregado: - o tucupi é muuiito bom!
Pedi para a vendedora carregar na pimenta de cheiro, e colocar bem camarão, jambú, pouca goma e muito tucupi e... huumm!!! os lábios tremendo por conta do jambú... Me senti um verdadeiro paraense no tucupi... ehehehe...


Égua = expressão paraense de espanto, alegria, admiração...
Sumano = no interior do Pará as pessoas chamam as outras de "mano", daí sumano ser a contração de "Seo Mano"...
O tacacá é uma bebida preparada com o tucupi (suco de mandioca previamente fervido com alho e chicória), camarões secos, goma de mandioca e jambú (considerado como afrodisíaco). O tacacá é servido em cuias, acompanhado ou não com molho de pimenta-de-cheiro, e é encontrado geralmente nas esquinas de Belém, em barracas das “tacacazeiras”. É uma bebida de origem indígena.

22 comentários:

Xico Rocha disse...

Que maravilha meu amigo, realmente esta herança autóctone é uma delicia. Só que por vezes passamos batidos por nossas riquezas.
É o caso do jambu, durante séculos nós o tivemos como uma mera planta que curiosamente nos produzia dormencia na lingua.
O japonês pegou-a estudou e descobriu as propriedades antissépticas e anestésica da mesma e pluft, patenteou o mesmo.
Mas que é gostoso o danado do tacacá ah isso é.
Um abraço
Xico Rocha.
P.S PRECISO TE ENTREGAR TEU "MIMO"

Menina Malvada (Ou Kaka) disse...

Tenho que confessar, que esse tipo de iguaria não me atrai...
Masssss se um dia eu for ao Pará, faço questão de experimentar as coisas mais bizarras... Até o tal do olho de cabra que tinha no fracassado "No Limite" eu queria comer hahahaha

Beijão

Márcia(clarinha) disse...

Uau! e vai carregando a gente por esse passeio gastronômico no mínimo excêntrico,rss, gostei!
lindo findi,
beijos

Ivan Daniel disse...

Pedro, já tô na área. Abraço.

Anônimo disse...

Pedro,

Diminui a imagem do coração e aumenta esta tá!?

Bjs

Mari

Felícia Feliz disse...

Nunca provei... agora fiquei curiosa...
Bjo!

Nilza disse...

Muito bommmmmmm!!

Não erro ao deixar um recadinho pra vc em meu blog..passe por lá ok?

Beijos e boa sexta-feira pra vc

Companheira da alma disse...

Hummmm...
deu até vontade de esperimentar.
nunca comi, mas já vi em varios programas fazendo e parece ser muito gostoso.

:P
Um dia quando for por ai espero provar.

Bjos.

Anônimo disse...

Bom demais teu Blog pra quem quer lembrar de BEL.
Existe ainda o tacacá da "jurídica"??
Abs
Tadeu
se precisar de qq coisa ou estiver por Sampa entra em contacto : tadeu@francargo.com.br

Mixikó disse...

pois eu gosto de experimentar tudo o que é novo...depois posso não gostar, mas estou sempre receptiiva a outros sabores...
agora fiquei com água na boca Pedro..isso não vale

Elza disse...

Eu moro na paraíba, tive uma vizinha paraense...foi na casa dela que bebi pela primiera vez o suco de açaí e depois não encontrei mais em lugar nenhum um suco igual, um dia ele me deu algo para comer com tacaca, meu Deus que coisa mais diferente e gostosa... adorei!!
nunca esqeci este sabor...
=]

citadinokane disse...

Xico,
Vamos marcar lá pelo Portela.
Tacacá the best!
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Kaka,
O olho de cabra tô fora, mas vamos beber muito tacacá.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Clarinha,
É uma bebida gostosa e afrodísiaca...
Vou querer o livro, viu?!
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Ivan,
Seja bem vindo irmão.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Mari,
Deixa o coração lá...

citadinokane disse...

Teresita,
Na feira de São Cristóvão tem...

citadinokane disse...

Nilza,
Vou lá...

citadinokane disse...

Companheira,
Vamos tomar um porre de tacacá.

citadinokane disse...

Tadeu,
Ainda existe a tacacazeira no lado da OAB - a jurídica...
Vou anotar o e-mail e valeu pela força irmão.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Mixikó,
Não te arrependerás...
Beijos minha lisboeta querida,
Pedro

citadinokane disse...

Elza,
É bebida quente e gostosa de verdade.
Beijos,
Pedro