quarta-feira, agosto 08, 2007

Estado de espírito...

Utilizarei-me do grande poeta Carlos Drummond de Andrade, para iniciar o meu post...
Um pedaço da poesia "Consideração do poema"... é o meu estado de espírito...
"Não rimarei a palavra sono
com a incorrespondente palavra outono.

Rimarei com a palavra carne
ou qualquer outra, que todas me convêm.
As palavras não nascem amarradas,
elas saltam, se beijam, se dissolvem,
no céu livre por vezes um desenho,
são puras, largas, autênticas, indevassáveis.
Uma pedra no meio do caminho
ou apenas um rastro, não importa.

Estes poetas são meus."
Depois de ler um post escrito pela querida amiga Gabi, busquei refletir sobre a amizade, depois que meu amigo Davis se sentiu ultrajado pelo nosso outro amigo Dennis... Para Davis em um determinado momento Dennis faltou com a consideração, foi grosso e indelicado...
Concordo com Davis e Gabi, a amizade é ouro puro!
A pergunta que faço: - Quantos amigos de verdade temos?!
Estou falando de amigos...
O Xico Rocha lembrou-me que o grande Exupéry aniversariou na semana passada, ele escreveu o "Pequeno Príncipe"... e agradecemos ao humanista francês Saint-Exupéry os ensinamentos sobre a amizade.
Mas, um grande escritor libanês tratou do tema com muita autoridade - Khalil Gibran, ele nos ajuda a entender a amizade...
E um adolescente disse: "Fala-nos da amizade”.
E ele respondeu, dizendo:
"Vosso amigo é a satisfação de vossas necessidades. Ele é o campo que semeais com carinho e ceifais com agradecimento. É vossa mesa e vossa lareira. Pois ides a ele com vossa fome e o procurais em busca de paz. Quando vosso amigo expressa seu pensamento, não temais o "não" de vossa própria opinião, nem prendais o "sim".

E quando ele se cala, que vosso coração continue a ouvir o seu coração.
Porque na amizade, todos os desejos, ideais, esperanças, nascem e são partilhados sem palavras, numa alegria silenciosa.
Quando vos separais de vosso amigo, não vos aflijais.
Pois o que amais nele pode tornar-se mais claro na sua ausência, como para o alpinista a montanha aparece mais clara vista da superfície.
E que não haja outra finalidade na amizade a não ser o amadurecimento do espírito.

Pois o amor que procura outra coisa a não ser a revelação de seu próprio mistério não é amor, mas uma rede armada, e somente o inaproveitável é nela apanhado.
E que o melhor de vós próprios seja para vosso amigo.
Se ele deve conhecer o fluxo de vossa maré, que conheça também o seu refluxo.
Pois, que achais seja vosso amigo para que o procureis somente a fim de matar o tempo?
Procurai-o sempre com horas para viver.

O papel do amigo é de encher vossa necessidade, não vosso vazio.E na doçura da amizade, que haja risos e o partilhar dos prazeres.
Pois no orvalho de pequenas coisas, o coração encontra sua manhã e sente-se refrescado...

(O Profeta - Khalil Gibran)

22 comentários:

Companheira da alma disse...

Amizade, uma das coisas mais bonitas que se tem...
todo mundo diz que tem muitos amigos, mas as vezes nao entende o significado da palavra amizade...

Eu graças a deus tenho muitas pessoas que sao especiais na minha vida, e espero sempre cativar mais e mais pessoas a minha volta, que me queiram bem e que eu as queira bem...

mas amizade no sentido completo da palavra eu apenas tenho 3 pessoas que valem pelo universo inteiro.

Bjosssssss!!!!!!!!!!!!!!!

Um Momento disse...

E eu... costumo dizer...tenho poucos Amigos...mas bons
Deixo um beijo por tão belo momento de leitura e sentires

(*)

Equipe Xingu Vivo disse...

Visitem
http://xinguvivo.blogspot.com/

Amanda_Bia disse...

lindo!!! amei a foto! e o post!
amigos são tudo mesmo!
não sei o que seria de mim sem os meus!
bejus!

Mari disse...

Pedro,

Gostei do texto, leve achei. A foto muito legal. Há quem diga que quanto mais conhece o ser humano, mais gosta de seus cachorros. Bom, cachorro também morde o dono né?!

Bjs

crisblog disse...

Caramba...você é meu amigo!!!!

E gosto muito, mas muito mesmo de você !

Foi um dos melhores presentes que a vida me deu !

Beijos.
Bom dia.
Bom trabalho.

hotspot_fortaleza disse...

OLA AMIGO,

AMEI O POEMA

BEIJOS

http://hotspotfortaleza.blogspot.com/

Patrícia Gabriela disse...

Querido Pedro, fiquei feliz em saber q vc refletiu em cima de algo q escrevi e q discursou sobre isso em seu maravilhoso blog. #D~

Eu já li O Pequeno Principe umas mil vezes, e adoro qdo ele fala q somos responsáveis por aquilo q cativamos, putz isso explica o pq q devemos ter consideração com os outros, principalmente c os amigos. E Khalil Gibran é perfeito, infelizmente só li um livro, que chama-se As Cartas de Amor do Profeta, mas só bastou ele p q eu me apaixona-se. Adorei a resposta dele sobre a amizade, e se encaixou no que estou passando nesse exato momento.

Obrigada pela lembrança Pedro, vc conseguiu me emocionar e transcrever até meus sentimentos.

Beijos^^

=***

Elza disse...

usou Drummond e ficou ótimo, uma compinação linda sua e dele!!
bom final de semana.
=]

citadinokane disse...

Companheira,
Dizeste tudo.
Por isso, que continuo cativando,né?!

citadinokane disse...

Momento,
Bons amigos, são importantes.

citadinokane disse...

Equipe Xingu,
Belíssimo blog, visitei e voltarei.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Amanda,
Eu também não saberia o que seria de mim sem eles...

citadinokane disse...

Mari,
Quanto mais eu conheço o mundo, mais eu gosto dos meus amigos...
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Cris,
Um certo dia estive na Livraria Jinkings e perguntei por ti... saudades...
Pedro

citadinokane disse...

Fortaleza,
Obrigado por visitar-me.
Irei ao teu espaço com certeza.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Gabi,
" As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"

Amiga, tenho procurado cativar e só.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Elza,
Drummond nos abraçou, ok?!
Beijos,
Pedro

Patrícia Gabriela disse...

Dar uma passadinha no meu,ok? ESpero q goste! Beijos!!!

citadinokane disse...

Gabi,
Já fui lá e comentei.
És generosa e amiga.
Beijos,
Pedro

Mixikó disse...

Gostei deste belo "quadro"...

Dizer mais para quê???

citadinokane disse...

Mixikó,
Te abraço fraternalmente, juntamente com a criança que vem por ti...
Beijos,
Pedro