sexta-feira, outubro 19, 2007

Não era o García Márquez...

La Marioneta, é uma falsa despedida de Gabriel García Márquez...
Recebi um texto por e-mail como sendo de autoria de García Márquez, lembrei-me da blogueira Jade a "carioca da gema", alertando que devemos desconfiar dessas mensagens, e levei a sério o alerta de Jade... Descobri que essa mensagem circula pela Internet desde 1999, esse poema foi atribuído ao grande escritor colombiano Gabriel García Márquez ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. O poema é intitulado "La Marioneta" ou "A despedida de Gabriel García Marquez" ou ainda “ Mensagem aos amigos”, na verdade trata-se de um texto apócrifo.
Nós sabemos como isso ocorre na Internet, um verdadeiro rastilho de pólvora, basta um blogueiro jogar na blogosfera que rapidamente a informação se propaga imediatamente, sem controle algum. Tudo começou com a divulgação pelo jornal peruano La República, que o escritor contraíra câncer linfático e estaria em estado terminal, em seguida o texto começou a ser divulgado. O Gabo como é chamado pelos amigos desmentiu as duas coisas: não estava em estado terminal e não havia escrito a tal despedida.
O texto circulou muito pela internet e até em alguns jornais. "O Globo" do Rio de Janeiro e o "Jornal do Commercio" do Recife (edição de 06 de setembro de 2000) o divulgaram. Para o JC, o texto é "emocionante e inesquecível", os editores responsáveis não deram ouvidos para a blogueira Jade... ahahaha...
García Márquez, não apenas negou que estivesse em estado terminal como também considerou piegas o texto e o seu autor, e em recente entrevista ao jornal espanhol "El País", o escritor colombiano lamentou a repercussão do texto.
Foi descoberto o autor do poema La Marioneta, foi escrito por Johnny Welch, um ventríloquo que trabalha no México, o texto foi escrito para o seu boneco de nome Mofles. "Estou muito desapontado por haver escrito alguma coisa e não receber o crédito" disse Johnny Welch, o verdadeiro autor do poema.

Agora é o seguinte, quem quiser se emocionar com o texto piegas, não se reprima, ok?!

La Marioneta (A Marionete)
"Se, por um instante,
Deus se esquecesse de que sou uma marionete
de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida,
possivelmente não diria tudo o que penso, mas,
certamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor as coisas, não pelo que valem,
mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais,
pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos,
perdemos sessenta segundos de luz.
Andaria quando os demais parassem,
acordaria quando os outros dormem.
Escutaria quando os outros falassem e
provaria um bom sorvete de chocolate.
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida,
vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo,
deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma.

Deus meu, se eu tivesse um coração,
escreveria meu ódio sobre o gêlo e esperaria que o sol saísse.
Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre
estrelas um poema de Mario Benedetti e uma
canção de Serrat seria a serenata que ofereceria a Lua.
Regaria as rosas com minhas lágrimas para
sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas.

Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida.
Não deixaria passar um só dia sem
dizer as pessoas - te amo, te amo.
Convenceria cada mulher e cada homem que
são os meus favoritos e viveria enamorado do amor.
Aos homens, lhes provaria como estão
enganados ao pensar que deixam
de se apaixonar quando envelhecem, sem saber
que envelhecem quando deixam de se apaixonar.
A uma criança, lhe daria asas,
mas deixaria que aprendesse a voar sozinha.
Aos velhos ensinaria que a morte não
chega com a velhice, mas com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
Aprendi que todo mundo quer viver no cimo da montanha,
sem saber que a verdadeira felicidade esta na forma de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido aperta
com sua pequena mão pela primeira vez o dedo de seu pai,
o tem prisioneiro para sempre.
Aprendi que um homem só têm o direito de olhar um
outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender com vocês,

mas, finalmente, não poderão servir muito
porque quando me olharem dentro dessa maleta,
infelizmente estarei morrendo."

4 comentários:

Patrícia Gabriela disse...

Pedro, o q vc falou é verdade, tempos desses fiz um post com um texto q recebi por email, muito lindo por sinal, mas que dizia a autoria ser do marido de umas das vitimas do acidente da TAM. E eu sei tetubiar pequei! Postei e repassei como me foi passado. Mas sem realmente saber de sua origem! Hoje prefiro colocar a autoria se eu tiver no mínimo 90 por cento de certeza do autor, senão fica sem crédito mesmo, assim não desmereço quem o fez. Em músicas eu sempre coloco o interprete, sei q isso é errado, mas... nem sempre se conhece o autor, e assim facilita p quem quer ouvir a canção.

Bom, eu não tinha recebido esse poema por email, mas me emocionei e piegas ou não é muito lindo!

Beijos amigo Pedro!

citadinokane disse...

Gabi,
Sempre penso que se o texto emociona, valeu a pena, né?!

Mixikó disse...

Bemmmm...eu já conhecia...já tinha recebido e confesso que gostei muito de ler...aprontam com cada uma...

citadinokane disse...

Mixikó,
Sabe o que vale a pena?
A emoção.
Se após a leitura, sentimos que nos tornamos melhores, pronto! Valeu o texto, valeu o tempo que investimos na leitura.
Beijos,
Pedro