quinta-feira, janeiro 24, 2008

Salvador Dali analista...


Recebi um e-mail que achei muito legal sobre as possibilidades de interpretação da obra de Salvador Dali, pintor surrealista espanhol; R. Dias estudiosa sobre psiquê discorre sobre a arte de Dali, é coisa de louco! Ahahaha... Pode ler sem surtar!
"Recebi umas ilustrações de Salvador Dali que me fizeram pensar seriamente...
Gosto de Salvador Dali, gosto da associação de elementos delirantes e oníicos, ele é praticamente um psicanalista das telas, as frequentes imagens duplas, lindas imagens, respondendo de maneira incrível às inquietações vividas por ele e a um inconsciente latejante. Nelas ele parece perceber a construção da impossibilidade da existência humana tal qual ela é vivida. É como se seu trabalho buscasse a Verdade do sujeito que não existe, sujeito inacabado, único, portador de um pedido que muitas vezes vem travestido, camuflado, escondido e sobretudo que não é dito, num mundo em construção e destruição permanentes, mundo em desencanto, desilusão mas com esperança.
Acho que é o dever básico de todo analista, é a acolhida desse desejo do sujeito e é acima de tudo e de todos, amoral, sem cor, cheiro, sabor ou tato...somente pura escuta... o ofício do psicanalista é escutar o além do que foi dito, nisto consiste toda a interpretação do desejo do sujeito, afinal a vida passa a ser examinada, rasgada, esmiuçada, confrontada, sofrida, gozada, esta sim merece ser vivida. E ele viveu em toda sua abragência... "

-----------------------
Valeu!!!

8 comentários:

Tozé Franco disse...

Sem dúvidas, um dos meus pintores favoritos.
Este ano lectivo, levei um grupo de alunos a ver uma exposição de Salvador composta essencialmente por desenhos e escultura (uma faceta menos conhecida). Os alunos adoraram e eu também.
Um abraço.

mari disse...

Também recebi este maravilhoso e-mail de um amigo. Muito lindo!

Bjs

Amanda Bia disse...

ótima analise!
beijos!

Lidiane disse...

Não recebi o email, mas li aqui e achei bacana.
Amo Dali.

Beijos.

citadinokane disse...

Tozé,
Salvatore Dalí é fora-de-série.
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Nari-pedra,
Recebeste as imagens né?
Belíssimas.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Bia,
Gostei também da análise.
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Bela Lidiane,
Amamos Dalí por tudo que expôs e mexeu na gente.
beijos,
Pedro