sexta-feira, janeiro 04, 2008

William Blake: pintura e poesia.

Pra quem não conhecia, eis o poeta e pintor William Blake.
O inglês William Blake(1757-1827) foi poeta, pintor e ilustrador. Viveu uma vida com muitas dificuldades econômicas, e não obteve o recolhecimento público em vida. Desde criança, Blake tinha o desejo de ser pintor. Foi aprendiz do ilustrador James Basire. Aos 12 anos Blake começou a escrever poesias e ilustrá-las. Acabou desenvolvendo o método "illuminated printing" (impressão iluminada), utilizava uma matriz de cobre para desenhar e imprimir a ilustração e o texto de seus poemas.
O Jardim do Amor

Tendo ingressado no Jardim do Amor,
Deparei-me com algo inusitado:
haviam construído uma Capela
No meio, onde eu brincava no gramado.

E ela estava fechada; "Tu não podes"
Era a legenda sobre a porta escrita.
Voltei-me então para o Jardim do Amor,
Onde crescia tanta flor bonita,

E recoberto o vi de sepulturas
E lousas sepulcrais, em vez de flores;
E em vestes negras e hediondas os padres faziam rondas,
E atavam com nó espinhoso meus desejos e meu gozo.

William Blake

8 comentários:

elvira carvalho disse...

Pois eu não conhecia. E quando olhei para o nome só me lembrei do Wisky. Essa é também uma vantagem de visitar blogs. Acaba-se aumentando muito a nossa cultura geral. E eu então que só fiz a primária há 50 anos atrás, nem calcula o que tenho aprendido.
Um abraço e bom fim de semana.

Mari disse...

Maravilhosa apresentação Pedro. Bela poesia. E assim te quero...

Bjs

Mari

Amanda Bia disse...

já tinha ouvido falar dele! mas nunca tinha lido uma poesia dele! muito crítico! adorei! e a pintura é linda!
beijos!

citadinokane disse...

Elvira,
Realmente, seria um bom nome para uísque...
Eu aprendo sempre na blogosfera, as vivências e informações são interessantes, demais!
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Pedra,
Ver-te que te quero, mas cheio de poesia, né?

citadinokane disse...

Bia,
O cara era "bão" pra cacete...
Beijos,
Pedro

Codinome Beija-Flor disse...

Pedro,
ãs vezes é o que deixamos que façam com nossos sonhos - "Atam" nosso sonhos.
Beijos

citadinokane disse...

Beija-flor,
E aí?
Então, vamos desatá-los...
Beijos,
Pedro