quinta-feira, março 06, 2008

Paulo Weyl e o Quinto Constitucional

O nosso amigo e jurista Paulo Weyl é candidato a uma vaga ao Quinto Constitucional do TJE-Pará. Tive oportunidade de compartilhar com o Professor Paulo Weyl o magistério na Universidade Federal do Pará, e todos somos testemunhas da grande contribuição dada pelo Paulo ao curso de Direito da Federal em sua renovação, principalmente a partir dos anos 90, com a introdução de conteúdos críticos... Hoje, além de advogar, Paulo coordena o curso de mestrado em Direito da UFPA. Um profundo conhecedor da obra do filósofo Cornelius Castoriadi(1922-1997), precisamos escutar um pouco o Paulo...

"A vida forja consciências. Dessa verdade não podemos nos afastar. É a realidade da consciência jurídica, edificada no cotidiano da advocacia, que o Instituto do Quinto Constitucional pretende manter viva, mediante o profícuo diálogo em nossas cortes de justiça. O Instituto do Quinto Constitucional oxigena a discussão acerca do Direito e da Justiça.
A prestação da jurisdição é um pressuposto do direito, uma conquista do processo civilizatório. Não por outra que os chamados "pais" do pensamento moderno elegeram o poder judiciário a pilar do Estado contemporâneo. Não há Estado Democrático sem direito, antes, não há direito sem prestação da justiça!
Com certo desconforto, retomo essa temática para renová-la. O sociólogo do Direito Boaventura de Souza Santos destaca, ao explicar algumas características do mundo contemporâneo, que a modernidade não logrou realizar algumas de suas promessas. Ousamos afirmar, no âmbito de nossa realidade, que a entrega da jurisdição em nosso país - não estamos falando em justiça substantiva, falamos em entrega de jurisdição, tão somente -, consubstanciada uma dessas promessas modernas modernas não realizadas, o que denomino um déficit de jurisdição."

Dr. Paulo Weyl, o Professor Weyl, é uma honrosa indicação dos advogados paraenses para ocupar a vaga de desembargador deixada pelo saudoso Geraldo Lima.

Tenho certeza que Paulo Weyl no desembargo continuará com o compromisso histórico de lutar pelos Direitos...

O que posso dizer mais?!

Paulo conte comigo!

2 comentários:

Mário disse...

Ola
Estou passando para avisar q estou reativando meu blog, sempre que der darei uma passada por aqui

T+

www.blogdomariooctavio.zip.net

citadinokane disse...

Mário,
Muito bom saber que voltaste.
Passarei por lá, ok?!
Abraços,
Pedro