sexta-feira, abril 11, 2008

Pirataria e homens partidos...

Desculpe-me amigo Davis e Dennis, mas a conversa de ontem no "Ventura Bar", me deixou inquieto, um pouco decepcionado... O Dennis sempre muito reticente ao tema debatido, e quando cheguei em casa e liguei a tv, ainda muito pensativo, alguns dados divulgados numa reportagem me deixaram mais irritado, "o crime organizado investindo pesado em pirataria de Cds e DVDs, dominando praticamente 70% do mercado, gerando o fechamento de lojas especializadas, inclusive em magazines"...
Pô Davis! Até tu?!
Não farei "cavalo de batalha", ok?! Mas, por favor! Tema proibido em mesa de restaurante, e mais... vou processar todos vocês, garaio!
O meu soco no estômago desse assunto... A poesia de Drummond!
Abraço-me com a indignação do poeta, besteira né Dennis?! Mas, é o nosso tempo, homens partidos... Ah! se o saveiro estivesse no porto...

Nosso Tempo(Carlos Drummond de Andrade)
"Este é tempo de partido,
tempo de homens partidos.
Em vão percorremos volumes,
viajamos e nos colorimos.
A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua.
Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos.
As leis não bastam. Os lírios não nascem
da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra.
Visito os fatos, não te encontro.
Onde te ocultas, precária síntese,
penhor de meu sono, luz
dormindo acesa na varanda?
Miúdas certezas de empréstimo, nenhum beijo
sobe ao ombro para contar-me
a cidade dos homens completos.
Calo-me, espero, decifro.
As coisas talvez melhorem.
São tão fortes as coisas!
Mas eu não sou as coisas e me revolto.
Tenho palavras em mim buscando canal,
são roucas e duras,
irritadas, enérgicas,
comprimidas há tanto tempo,
perderam o sentido, apenas querem explodir.

(...)

O poeta
declina de toda responsabilidade
na marcha do mundo capitalista
e com suas palavras, intuições, símbolos e outras armas
promete ajudar
a destruí-lo
como uma pedreira, uma floresta,
um verme."

23 comentários:

Lih disse...

adoooro Drummond!!!!

bjoooo

Renata Emy disse...

Pedro querido,

Vou deletar meu blog, mas não quero perder o contato com os amigos, você poderia me passar seu e-mail?

Anota o meu aí: renataemy@yahoo.com.br

Beijos

Vida em Palavras disse...

Fiquei de boca aberta com essa porcentagem de 70% !! Me fará pensar na próxima vez que me der vontade de comprar um cd pitata por ai!!

Obrigada pela sua vista.

Taty-chan disse...

Ler Drummond é levar porrada com uma pena...
XD

citadinokane disse...

Enfermeira Alice,
Drummond é um santo remédio para a alma, não!
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Oi Renatinha!
Vou te enviar o meu, ok?
Por que vais deletar?
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Palavras,
É bom pensar, sempre!
Obrigado pela visita e volte quando quiser, ok?
Bjs,
Pedro

citadinokane disse...

Taty,
Pancada segura nas vicissitudes da vida...
Valeu a visita!
Beijos,
Pedro

Ivan Daniel disse...

Pirataria...
Hum...
hahahahahahahahahahahaha...
Lembrei dos posts sobre um tal 'Vieirinha Copyright'.

rogerio friza disse...

Pedro,
tens razão, mas bem que a indústria fonográfica e afins poderia baixar os preços do cds. Já está mais do que provado que é possível.
Um abraço
Rogério Friza

citadinokane disse...

Ivan,
Mataste! O Dennis é irmão siamês do Vieirinha... O Dennis está um pouco mais envelhecido, mas, implacável e cheio de justificativa, só vendo! Aí ele diz que a indústria fonográfica cobra caro e podia ser mais barato... huumm... não sei não... Se cobrasse mais barato, ele justificaria que o encarte é desnecessário, por isso ele compra pirata...
Ele continua, o mesmo!
Abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Rogério,
Cara, eu adoro a boa música, gosto mesmo! Mas, detalhe, não sou consumista, seguro o desejo de comprar a coleçao de DVDs do Chico Buarque, mesmo sendo fã de carteirinha, estou esperando um pouco mais para ver se o preço baixa... Assim me comporto em relação aos artista que admiro, e são muitos! Se o preço está elevado, simplesmente não compro e não deixo de admirar esses maravilhosos artistas brasileiros, que lutam incessantemente, e dedicam os melhores anos de suas vidas para compor a trilha sonora do povo brasileiro...
O Dennis encheu a boca no "Ventura Bar" para dizer que eles(artistas) ganham muito dinheiro fazendo Shows, e que nem se importam que ele(Dennis) compre um "piratinha maneiro", todo mundo faz isso e que ele não sente nem um pouco de remorso, inclusive, até o filho dele pede inocentemente para o papai Dennis trazer um "game piratinha", fala na maior tranqüilidade, soltando uma gargalhada estridente.
Esquece o amigo Dennis, que nem todo artista é um Ney Matogrosso ou Maria Bethânia, para ter uma agenda de show supimpa...
Desculpe-me, não aceito, ou melhor, tudo justifica a nossa incomensurável vontade de consumirmos imediatamente o que todo mundo consome, é preciso um freio nesse desejo insano de assassinar a gloriosa MPB.
Salve o artista brasileiro! Salve a MPB!
Abraços,
Pedro

elvira carvalho disse...

Adoro Drumond. A pirataria é um cancer que alastra pelo mundo. Em parte nós somos culpados, porque se ninguém comprasse, não havia porque piratear. Por outro lado a vida está tão cara que na hora de olhar o dinheiro que se tem ninguém se lembra do que é a pirataria e suas consequências.
Bom Domingo.
Um abraço

citadinokane disse...

Uma ótima semana querida Elvira.
Beijos,
Pedro

Anônimo disse...

Oi Pedro,
Venha aqui deixar um recado, aliás um grito de saudade de seu amigo DAVID (Carlão), que entre uma visitinha e outra a Rainha Elizabeth, sempre pensa nas prosas que já tiveram juntos. Ele quer falar com você (urgente).
Dá uma força lá pro "menino".

Obs. Adorei esta última postagem. Uma das minhas preferidas " Mãe é para sempre ...." (sigo a risca, dá p ver, não é?)

Bjs Mami

Lívia Abreu disse...

Oi pedro,a sumida voltou rss
Meu novo endereço é http://ela2.wordpress.com.
Te espero no meu cantinho
Bjocas

Anônimo disse...

Pô Nelito ainda com esta postagem.
Levanta e vai cuspir garaio!

Ass.: Davis

Flavinha disse...

Pedrãão...

Drumond era um cara que sabia das coisas. Tanto que até hoje a gente continua dizendo através das palavras dele.

Tipo, pirataria é uó. E o que a gente pode fazer, somente, é não compactuar. Não dá pra mudar o ritmo da carruagem, mas dá pelo menos pra não pegar carona nela.

E eu não esqueci da nossa vizinhança, não! Aliás, eu tava pensando... o que tu achas de um chopp lá na Estação pra gente bater um papo "out-blogger"?

Pensa aí que eu espero aqui.

Beijo, beijo, beijo.

P.S>: roubei teu link dessa vez, "garaio"...

citadinokane disse...

Mami,
Perdoe a minha ausência, carrego o "Carlão" no coração, e logicamente a Mami junta, esse mundo virtual é muito engraçado, faz com que a gente alargue o coração para levarmos todos, todos mesmos! aqui no peito pulsa, como diria Drummond, o sentimento do mundo...
Beijos Mami!
Pedro

citadinokane disse...

Lívia,
Já anotei o endereço e vou lá, com certeza!
Beijos,
Pedro

citadinokane disse...

Ei Davis!
Calma mermão!
Tenho que ganhar "dinheiro", garaio! Se ficar direto na frente do computador, as verdinhas passam longe, ok?!
Abraços,
Pedro
P.S.: Pára com o "piratinha"...

citadinokane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
citadinokane disse...

Ei Flávia!
Vamos carregando toda a blogosfera para a Estação das "Dondocas"... ahahaha...
O Oscar vai ficar morrendo de ciúmes, vamos tomar chopp de amizade, o gosto é maravilhoso!
Pode se morder de ciúmes Oscar!
Vou bater um papo com o que existe de melhor na blogosfera papa-xibé, ahahaha... Papa-xibé?! Não sabes? Depois te explico.
Flavinha, anota aí o meu email e me manda um sinal, ok? pedronelito@bol.com.br
Beijos,

Pedro