sexta-feira, setembro 19, 2008

Cesária Évora, Diva!

Nascida em Cabo Verde (27/08/1947), Cesária Évora é uma Diva...
O amigo Tico Futrika convidou-me certa vez para acompanhá-lo até à casa da tia dele, conheceria uma pessoa que adorava música boa, e quando cheguei lá confirmou-se a afirmação do meu amigo. Só uma coisa me incomodou profundamente, a tia do meu amigo tinha feito uma seleção musical em um cd, fez questão que eu escutasse, adorei! Ela insistia em falar sobre cada música que tocava, muito bacana, gostei... Mas... Sempre tem um mas no meu caminho, ahahaha... Chegou numa música, reconheci a voz forte de Cesária Évora, maravilhosa! Caetano Veloso e Marisa Monte têm bom gosto, gravaram com essa Diva, mas... A tia do meu amigo afirmou peremptoriamente: - Essa cantora é cubana!
Não titubei e rebati: É Cesária Évora!
Ela insistiu que era cubana, e ficou até zangada.
Aprendi a fazer jogo de cintura e recuei... Chamei o amigo de lado e disse no ouvido dele: - Ei garaio, essa cantora é a Cesária Évora, mermão!!!
Ele ainda argumentou: - Tens certeza?
Esqueçam o diálogo acima.
Cesária Évora ficou conhecida como a Diva dos "pés descalços", porquê?
Responderei calmamente, Cesária apresenta-se sem sapatos em solidariedade aos sem-tetos e às mulheres e crianças pobres de seu país.


Em 2004, a cantora ganhou o prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea.

4 comentários:

elvira carvalho disse...

E como é que alguém que faz gala de conhecer música, pode não conhecer Cesária Évora?
Um abraço

Tozé Franco disse...

Grande voz. Grandes interpertações.
Um abraço.

citadinokane disse...

Elvira,
Pois é!
Cesária é musicalidade, simples...

citadinokane disse...

Tozé,
Saudades de ti!
Bom retorno de férias professor.
Abraços