domingo, fevereiro 15, 2009

O adeus da gravadora Kuarup

Simplesmente não temos mais onde comprar CDs de qualidade, provavelmente é uma realidade brasileira, não estou me referindo na internet, é claro que temos sites aos montes para clicar e passar o cartão de crédito...
Sinto saudades das lojas que reservavam suas gôndolas para a boa música.
Ai meu Deus!
O desinteresse pela música feita com qualidade, fez com que excelentes artistas ficassem desempregados, a mídia só aposta em produtos descartáveis, e o que acontece? Não formamos público para a música que envolve e cativa a alma... É só a porcaria de pancadão, Calypso, funk das cachorras, bonde do cacete e o escambau ilustrado.
A semana que passou trouxe-me a lembrança do Rui, esse cara trabalhava com o Dom Floriano na Gramophone, uma loja que só vendia LPs e depois CDs do que existia de melhor na música brasileira e internacional, o Rui atendia a gente com a maior fidalguia, sabia tudo, prestem bem atenção - ele sabia tudo de música, compositores, sêlos, cantores... Quando a gente ficava na dúvida, ele dizia: - Podes levar que é produto bom, se não for bom traz que eu troco!
Lembrei do Rui porque estava atrás de um CD da Daniela Spielmann com o Mário Sève - Choros, por que sax? E aí lembrei que ele havia dito, quando fechou a Gramophone, que iria trabalhar na Drogaria Big Ben da Doca, vendendo CDs num espaço projetado como se fosse uma nave espacial, especialmente projetado para isso. Fui lá! E fiquei tão feliz de ver que ainda podemos sorrir e ter esperança, encontrei o CD da Daniela, pronto!
Encontrei muitos Cds dos sêlos Biscoito Fino, Kuarup e outros alternativos. Lá fiquei conversando sobre música instrumental, e acabei conhecendo o divulgador/representante da Kuarup e outros sêlos - Lélio Feio, a gente falava do Cd do Grupo Rabo de Lagartixa do qual a Daniela fazia parte, e de repente ele me deu a notícia triste: ACABOU A KUARUP!
Só posso lamentar e dizer que a nossa cultura PERDEU!
Segue abaixo o comunicado oficial:

"Depois de 31 anos dedicados à melhor música brasileira, a gravadora independente
carioca Kuarup Discos decidiu encerrar suas atividades nesta virada de ano.
Ao longo dos últimos anos, as vendas de produtos físicos sofreram queda vertiginosa,
nem de longe compensada pelas vendas por download.
Entendemos que a crise do CD é irreversível e tornou inviável
nosso modelo de negócio, inteiramente calcado na produção e
comercialização de música de qualidade.
Agradecemos aos nossos amigos, funcionários, representantes, clientes e
fornecedores, e sobretudo aos nossos artistas, que continuarão a carregar a
bandeira desta música brasileira que ajudamos a divulgar
durante todos estes anos."
Kuarup Produções Ltda/ Kuarup Discos

6 comentários:

Anônimo disse...

Dom Pedrito ,
A Daniela faz parte da banda dos " Altas horas" do Serginho Groisman é super amiga da minha mulher que é figurisnista do programa.Se vc quiser vejo cds do "rabo de lagartixa" pra vc ou mesmo consigo o meiu da Daniela , pra vc se comunicar direto , ela é super gente fina e certamente irá adorar um contacto direto com um fã tão precioso.
Abração
Tadeu , com saudades da beira do Rio.

mari - pedra de alquimia disse...

Bela postagem Pedro. Ainda bem que existe o espaço lá na Big Ben, ufa!

Bj

citadinokane disse...

Pô mermão!
A Daniela é virtuose, quero o Cd do Rabo de Lagartixa com a dedicatória dela, hein?! Depois indique onde devo depositar a grana, ok?
Se ela não ficar chateada quero o e-mail para dizer que ela deve continuar tocando, não pára, não pára...
Vamos produzir um documentário sobre o Ranulfo - o boteco!
abs

citadinokane disse...

Mari,
Ainda bem que existe Shangrilá...

Anônimo disse...

Já falei com dona patroa pra providenciarmos cd dedicado e meiu pra bate papo.deveremos estar juntos no cordão do Boi Tatá no carná do Rio.A grana vc deposita num fundo pra ex-quase paraenses para financiar qualquer beira de rio.Quero cópia do documentário.
abração
mermão.
Tadeu

citadinokane disse...

Tadeu,
Pode providenciar mermão!
Vou preparar um roteiro para o documentário do pé-sujo, ahahaha...
abs