domingo, maio 03, 2009

Carta aberta ao deputado Jordy

Conheço o deputado estadual Arnaldo Jordy, inclusive disputou a Prefeitura de Belém no último pleito com destacada atuação nos debates... Considero Jordy um grande nome na política paraense, pelo seu posicionamento ético e pelas lutas históricas, sempre ligado ao campo da esquerda, um dos quadros mais bem preparado do antigo Partidão, e não poderia deixar de lembrar do querido Lauande que com a voz rouca e uma eloqüência tenaz levantava a bandeira do Jordy...
Recebo o e-mail com o pedido que seja publicada a carta que a jovem liderança estudantil - David Carneiro escreve para o deputado Jordy.
Espero que seja um profícuo debate.

"Mudanças na Poupança: Carta Aberta a um Deputado do PPS

Excelentíssimo Senhor Deputado Arnaldo Jordy,
1 - A despeito de todas as diferenças ou divergências políticas que mantenho a respeito de seus posicionamentos, sempre admirei o trabalho de Vossa Excelência e o tomo por um político honesto e competente. Foi com muita surpresa, e não sem indignação, que reagi ao ver o programa do partido de Vossa Excelência na televisão, dizendo que o governo Lula, assim como o governo Collor, iria mexer na poupança. Peço, humildemente, que leve minhas considerações aos seus colegas de partido.
2- Como estudante de direito, não sou nenhum especialista em economia. Contudo, isso não me impede de, com um certo esforço, tentar acompanhar o debate sobre a política econômica do meu país e nem de desenvolver alguns juízos de valor acerca deste assunto. Assim, toda a pessoa de razoável instrução sabe que, com o processo de queda dos juros, a poupança tende a ficar mais atrativa do que alguns fundos de investimento e que, se a tendência de queda se confirmar, uma migração mais consistente de capitais ( perdoe se não uso os termos técnicos apropriadamente) para a caderneta poderia trazer prejuízos para nossa economia. Assim, cogita-se a possibilidade de se alterar a rentabilidade das cadernetas. É nestes termos que hoje se faz o debate sobre a poupança, certamente um debate difícil e delicado.
3 - Mesmo assim, o próprio governo já garantiu que não haverá mudanças para aplicações até 15 mil reais, faixa que já abarcaria de qualquer forma mais de 90% dos poupadores. Afirmação que não impede, de qualquer modo, que o PPS defenda a posição contrária a qualquer mudança na poupança, o que é, sem dúvida, uma questão complicada. No entanto, nada justifica a propaganda alarmista e mentirosa do seu partido.
4 - Ontem mesmo fui surpreendido com uma tia minha, uma pessoa simples e honesta, quase espavorida com medo do novo confisco que fariam na poupança. Ao tentar fazer qualquer ligação do atual debate sobre a poupança com o confisco ocorrido durante o governo Collor, o seu partido adota uma maneira canalha e baixa de fazer política, explorando um temor injustificado por parte da população e fazendo insinuações que não guardam qualquer semelhança com a realidade e nem levam a quaisquer dividendos políticos de longo prazo.
5 - Na presente propaganda, o partido de Vossa Excelência, o PPS, explorou o que exploram todos os partidos conservadores e reacionários do Brasil: a ignorância dos pobres, a paranóia de parte da classe média e a intolerância dos ricos. Foi uma propaganda infeliz, antidemocrática e conservadora. Se a idéia era anunciar um novo bloco “democrático e reformista” o PPS começou muito mal. Pelo menos, hoje o povo brasileiro está mais atento a este tipo de prática.

Esperançoso de dias melhores para o nosso país,
David Carneiro, estudante de direito da UFPA. Membro do Conselho Federal de Assuntos Acadêmicos da OAB.
www.tribunadodavi.blogspost.com

11 comentários:

Anônimo disse...

David e Pedro,

Tenho também o maior respeito pelo Jordy, mas a propaganda do PPS é absurda e desonesta. As possíveis medidas acerca da poupança, se adotadas pelo Governo Federal, serão realizadas com transparência e dentro das normas do Estado Democrático de Direito, o que não ocorreu com o confisco do Governo Collor.

Espero, sinceramente, que o Jordy não comungue de tal inanidade.

Wanderlei Ladislau

Anônimo disse...

Digo,
Insanidade.

Abraços.

Wanderlei Ladislau

Xico Rocha disse...

Companheiro Davi.
Milito nas fileiras do PPS, e tenho orgulho disso. Mas, o que ocorre hoje no nosso partido é uma perda de prumo do nosso presidente, que fala o que quer, sem no entanto representar o pensamento geral dos membros do partido. O presidente Roberto Freire jogou no lixo toda a sua história socialista, por conta de sua propria incompetencia, as consequentes derrotas politicas (dele) o leva a enfileirar-se com pensamentos que sempre representaram o que de pior a politica brasileira teve e tem.
Daí numa atitude burra o mesmo fica se utilizando de discusso irresponsável e condenável, qualquer cidadão com o menor conhecimento da situação economica atual, sabe que o presidente Lula nunca se valeu de decissões irresponsáveis para justificar sua competencia politica administrativa.
Portanto companheiro estamos alinhado no mesmo pensamento em relação a fala deste senhor.
Saudações Soicialistas.
Xico Rocha

Anônimo disse...

Xico Rocha , colocou os pingos nos iis , aqui em Sampa a Soninha saiu candidata a prefeita com um discurso bem afinado coma as transformações , reformas e mudanças pelas quais a gente luta.Saiu do limbo e virou moeda (forte) de troca pro segundo turno e hj é aliada do..... DEM.
Aí fica difícil.
Abs
Tadeu

citadinokane disse...

Wanderlei,
Todos nós gostamos do Jordy, pela história e trajetória de vida dele...
Também espero!

citadinokane disse...

Ele não é insano!
Com certeza.

citadinokane disse...

Xico,
És o nosso aval.
Amém!

citadinokane disse...

Soninha...
Eu te amava tanto... porquê???

Luciene disse...

Meninos,de antemão peço perdão porque minha fala não é a de uma especialista em política ou economia,mas apenas a de uma cidadã comum, que de tão comum já deixou de ter certas "ilusões"....Penso, por aquilo que presencio e ouço todos os dias,pelos sorrisos tristes e olhares desesperançosos, que infelizmente "a ignorância dos pobres, a paranóia de parte da classe média e a intolerância dos ricos" é algo que foi e continua sendo explorada sempre e a cada dia mais, e nem precisa ter partido prá isso!
Bem, quanto às considerações específicas sobre a carta do Deputado, deixo-as para vocês que sabem do que estão falando.
Pedro, um grande e apertado abraço!

citadinokane disse...

Ei Luciene!
Estás vivinha... Só observando o movimento dos barcos em nossa política tupiniquim, melhores dias virão, tenho certeza, ainda não perdi a esperança, viu?
Quando vieres aqui em Belém, avisa pra gente arrumar o moquifo.
beijos no coração dos três: mãe, pai e filhinha.
Pedro

marituba disse...

SERÁ ESTE TIPO DE AÇÃO, QDO O PPS É PODER, O INVERSO DO DISCURSO DE CAMPANHA...

PPS EM MARITUBA É NUM PARTIDO DE INDECENTES, NEPOTISTA E CORRUPTO.

É PESSOAL E BOTA CORRUPÇÃO NISSO, E AÍ DEPUTADO ARNALDO JORDY FIGUEREDO, cadê o PPS "sério", E O SENHOR NÃO VAI FAZER NADA?

O NEPOTISMO TOMOU CONTA DA PREFEITURA DE MARITUBA E DA SECRETARIA DE SAÚDE DE MARITUBA, SABE QUEM É O CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO JESUS BERTOLDO DO COUTO é o Sr. BEIDSON COUTO, a Secretária de Administração Sra. LUANA COUTO, os CHEFES das COMPRAS o Sr. FÁBIO COUTO e Sr. ARLEM COUTO dentre outros Assessores (DAS) Coutos que coisa né?

Há o Sr. sabe também quem é a Secretária de Saúde CÍRIA AURORA PIMENTEL, e a Diretora Executiva da Saúde a Sra. VANESSA PIMENTEL(Sobrinha) que segundo a Secretária é servidora da Prefeitura do Acará mas dá o seu expediente(quando dá) na SESAU- em Marituba, então eu me pergunto, então ela não deveria está trabalhando no Acará, olhe Prefeita do Acará isso pode sobrar para a Senhora, e o Diretor Administrativo e Financeiro o Sr.JOSÉ AUGUSTO PIMENTEL(esposo) que sacanagem né.

De sobra ainda tem o Vereador Paulo Couto, que vive de fazer da politica assistêncialismo barato... e outras coisinhas.

E o Deputado Arnaldo Jordy não faz nada, fica se preocupando com a vida alheia, Deputado tome atitude senão a sua candidatura para Vice-Governador,Deputado Esatadual ou Federal sei lá vai pro beleleu..

Servidor da SESAU-T.M.R

MINISTERIO PUBLICO, VEREADORES CADÊ VCS TA ROLANDO O MENSALÃO?
TODO MUNDO ESTÁ CONCORDANDO E ACEITANDO Á SITUAÇÃO..

NINGUEM FAZ NADA.

PPS UM PARTIDO DE NEPOTISTAS, CORRUPTOS E DE INDECENTES.

DOS VEREADORES DOIS FAZEM PARTE DO ESQUEMA E SE BENEFICIAM COM A SITUAÇÃO UM É O PROPRIO IRMÃO DO PREFEITO O VEREADOR PAULO COUTO E O OUTRO É O PRESIDÊNTE DA CÂMARA O VEREADOR WILDSON ARAUJO DE MELLO..