quinta-feira, maio 28, 2009

Palín... O quê? Como é que é?!

O Vieirinha de Marapanim enviou-me a pergunta: - Sabes o que é um palíndromo? Pensei imediatamente que fosse alguma pegadinha, nunca sei quando ele fala sério, mas o cara não estava brincando. Depois enviou outro e-mail explicando tim-tim por tim-tim:

"SABES O QUE É UM PALÍNDROMO?

NÃO?!

Um palíndromo é uma palavra ou um número que se lê da mesma maneira nos dois sentidos, normalmente, da esquerda para a direita e ao contrário.

Exemplos:
OVO, OSSO, RADAR.
O mesmo se aplica às frases, embora a coincidência seja tanto mais difícil de conseguir quanto maior a frase;
é o caso do conhecido:

SOCORRAM-ME, SUBI NO ONIBUS EM MARROCOS.

Diante do interesse pelo assunto (confesse, já leu a frase ao contrário), tomei a liberdade de selecionar alguns dos melhores palíndromos da língua de Camões... Se souber de algum, acrescente e passe adiante.

ANOTARAM A DATA DA MARATONA

ASSIM A AIA IA A MISSA

A DIVA EM ARGEL ALEGRA-ME A VIDA

A DROGA DA GORDA

A MALA NADA NA LAMA

A TORRE DA DERROTA

LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA: ANIL É COR AZUL

O CÉU SUECO

O GALO AMA O LAGO

O LOBO AMA O BOLO

O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO

RIR, O BREVE VERBO RIR

A CARA RAJADA DA JARARACA

SAIRAM O TIO E OITO MARIAS

ZÉ DE LIMA RUA LAURA MIL E DEZ

Profundo, não?!
É Cultura requintada!!!"

4 comentários:

Matheus Benassuly disse...

Pode crer.... Seu Pedro Nelito enriquecendo-nos culturalmente!
Palíndromo... Já tinha ouvido falar, mas valeu por me lembrar o que significava!
Mas, veja bem, meu interesse é que leias minha última crônica, fresquinha, acabei de postar.

abraço!

citadinokane disse...

Fala mano Matheus!
Esse negócio do palíndromo é paid'égua!
Já fui lá no teu blog e deixei comentário.
Valeu!!!

Nilton disse...

Tudo bem, mas tem uma frase que não se adequa no tal do palíndromo. Como diria o Edgar Augusto, Ei-la: ANIL É COR AZUL.
OK? A não ser que a minha percepção não tenha alcançado.
Abraço.
Nilton Atayde

citadinokane disse...

Nilton,
Vamos vê-la com muito cuidado:"LUZA ROCELINA, A NAMORADA DO MANUEL, LEU NA MODA DA ROMANA:ANIL É COR AZUL".

ANIL É COR AZUL... Leia-se de trás pra frente: LUZA ROCELINA...

Na verdade houve uma resistência bicolor, ahahaha... LEÃO É COR AZUL, ahahaha...
abraços hermano,
Pedro