terça-feira, junho 02, 2009

Manaus, Boto Cor-de-Rosa, Morubixabas, Tuchauas e Copa do Mundo de Futebol.




Manaus foi escolhida como sub-sede da Copa de 2014.
Os maiores jornais de Belém - "Diário do Pará" e "O Liberal" estamparam manchetes que expressavam indignação pela não escolha, inclusive encontrando culpados: Prefeitura de Belém e Governo do Estado.
Compreendi há algum tempo que era uma batalha perdida, Juca Kfouri já havia antecipado o resultado meses atrás. Nós estamos lidando com personagens ávidos por verdinhas(dólares), Joseph Blatter, Ricardo Teixeira e João Havelange.
Prestem bem atenção! O governador do Amazonas se acercou de personalidades impolutas da política brasileira, que proporcionaram atalhos aos Morubixabas e Tuchauas da bola, os donos do futebol mundial... Um título de "Cidadão Protetor do Meio Ambiente" e outro de "Amigo da Mata" dado pelo governador do Amazonas, e pronto... Temos um Ricardo Teixeira todo se desfazendo em elogios para o boto cor-de-rosa Eduardo Braga...
Alguém esqueceu da CPI da Nike???
Em 17 de Setembro de 2001, o ministro Nelson Jobim, do Supremo Tribunal Federal, proibiu a remessa e a divulgação de original ou cópia do relatório da CPI da Nike, da Câmara dos Deputados. A limitação se estendia a documentos e dados relativos à CBF ou ao presidente da entidade, Ricardo Teixeira. A decisão foi deferida no Mandado de Segurança (MS 24054) impetrado pela CBF contra ato da CPI da CBF/NIKE, da Câmara dos Deputados.
Estamos falando de pessoas poderosas.
Sou crítico do Prefeito Dudu, mas nada do que ele fizesse reverteria o que já estava escrito, ou melhor, acertado...
Nada do que a governadora prometesse mudaria o que já estava decidido. Definitivamente, eles não são culpados!
Na questão técnica tudo era favorável ao município de Belém: Estádio lindo e restando apenas 25% do que era exigido pela FIFA; Aeroporto moderno e novo; As vias de acesso todas - aéreo, terrestre, marítimo...
Talvez a questão do estádio tenha sido decisivo, à boca pequena se fala que o filho do Joseph Blatter que é arquiteto teria participação na reconstrução do Estádio Vivaldo Lima, se for verdade, apenas lamentamos o uso da Copa do Mundo de Futebol para o enriquecimento de poucos.
O que mais me aborrece é a postura do Presidente da Federação Paraense de Futebol - Coronel Antonio Carlos Nunes, sempre com um comportamento autista, gosta de culpar todo mundo e não se posiciona... Mas, dificilmente se posicionará, é amigo de puxar a bolsa escrotal do Teixeira, também pudera, sempre que o futebol paraense leva a pior, ele se dá bem, o Ricardo Teixeira sempre o nomeia para presidir a delegação brasileira em algum evento que a Seleção Brasileira participa, tanto a profissional como a amadora... Detalhe, com direito a levar a sua esposa com tudo pago pela CBF. É uma maravilha!!!
Agora mesmo, após a escolha de Manaus para sub-sede do Mundial de 2014, ele foi designado pelo amigo Ricardo Teixeira a presidir a delegação brasileira à Copa das Seleções na África do Sul, poderia ter ficado solidário ao povo paraense, né?! Duvido que ele abra mão, d-u-v-i-d-o!
Acima as fotos do mais belo estádio do Brasil, prontinho para a Copa, mas como ele já está construído, não interessa aos Blatter.
O povo de Manaus tem que comemorar, um povo maravilhoso, não tem nada a ver com o que rola por debaixo dos panos...

10 comentários:

Anônimo disse...

Analise sintética do processo , sem frulas ou jogadas pra platéia.
O jogo dos "cara" é outro e não tem nada a ver com bola na rede e sim com bola no bolso ; também eximo os governos de responsabilidade afinal Blatter-Grondona e Teixeira coram de vergonha qq Ali-Babá e todos os 40
Abs Tadeu

Stifen Fry disse...

Não me espanta a articulação política (e econômica, é claro) de Eduardo Braga. O que me espanta, é a nossa incompetência para convergir estas mesmas forças em torno dos projetos importantes para este Estado. E não falo de assistir jogo de copa do mundo, no Mangueirão. Isto certamente alguns de nós conseguirá fazer em outro estádio (12 x no cartão sem juros).
Falo dos investimentos, que perdemos nesta cidade. Está certo, o Governo do Estado promete continuar os projetos, mas agora, não serão obrigados a fazer, estas obras estarão sujeitas ao contigenciamento de última hora, que serve de fundamento para paralização das obras públicas importantes.

citadinokane disse...

Tadeu,
Tem gente aqui em busca de culpados... A mesma choradeira, peloamordedeus! Chega!
A distância de Manaus é muito grande pra gente aqui em Belém, ficamos a menos de 20 horas de Fortaleza de carro, até de avião o custo é mais baixo.
Entendo que em Belém a subsede sintentizaríamos os rios da amazônia com as praias oceânicas do nordeste, tudo a natureza nos proporcionou...

citadinokane disse...

Sr. Stifen Fryza,
Seria excelente a Copa por aqui... Mas, vamos depender de uma Copa para construirmos o que é necessário para o futuro???
Só espero que daqui a 80 anos os meus e os teus netos não fiquem repetindo a história de que "estamos assim hoje, porque a Copa não foi aqui em Belém..."

Anônimo disse...

Também espero qu nçao Pedrowisk, mas sinceramente...

citadinokane disse...

Falou e disse Fryza.

Matheus Benassuly disse...

Isso aí, Pedro, partilhamos de idéias semelhantes!

Xico Rocha disse...

Eh mermão, vamos deixar de infantilidade. Te pergunto, quem representa o Estado em Brasilia?
Dois já andaram as voltas com a justiça, inclusive sendo presos, o outro é do baixo clero (sem comentário).
Agora na camara quem nos representa? a maior expressão? é tido como o maior ladrão, O outro envolvido com cuecão etc... e os demais ... nem se comenta.
Logo o que esperar? sabemos que este era um jogo onde o peso da politica era fundamental.
Abraços
Xico Rocha

citadinokane disse...

Ei mermão Bena!
Estamos te esperando no Estrelado, heim!

citadinokane disse...

Xico,
És melhor produzindo disco...
Fica na tua mermão!!!