sexta-feira, julho 03, 2009

Santarém, vou além dos teus encantos...

Promessa feita, promessa cumprida.
Uma santarena morando em Fortaleza - Ceará, solicitou-me que postasse a música de Beto Paixão, músico santareno que gravou uma ode ao seu pedaço de terra - Santarém, a pérola do Tapajós.
O irmão do Beto Paixão é o poeta Paulo Paixão, nosso irmãozinho. Sempre atendo os pedidos feitos pelo poeta, desde que não sejam imorais e libidinosos, ahahaha...
O poeta ainda não é muito chegado aos novos tempos, tecnologias, ipod, mp4 e etc., pois bem, ele chegou comigo e disse, quase sussurrando:- Meu irmãozinho, Santarém faz aniversário no dia 22, publica essas linhas no teu blog.
Paulo puxou do bolso um pedaço de papel todo amassado, não lembro se era papel de enrolar pão ou prego, mas tava lá rabiscado a mensagem para a sua terra natal.
Paulo Paixão peço-te perdão por só agora publicá-la, infelizmente tenho perdido a minha autonomia em função da La plata, agora estou de férias e espero recuperar a tua consideração.
Informações rápidas: Santarém foi fundada no dia 22 de junho em 1661, como uma aldeia missionária pelo Padre João Felipe Bettendorf que tinha a missão de catequisar os índios Tapajós.



"Caro amigo Pedro Nelito,
Faça aquela ponte para o seu amigo do peito, você que já se rendeu à alma santarena.
Do amigo Paulo Paixão.

Feliz aniversário Santarém!

Bate que bate meu coração
Por amor, apreensão e saudade
Na razão direta da minha paixão
E carinho por cada grão de areia
Das tuas praias de alvor incomparável;
Cada maresia de alegre criancice do
Teu rio de sonhos
E por cada olhar de encantamento
Dos teus filhos e filhas (estejam onde estiverem)
Que te amam assim...
de montão!

Salve 22 de junho!

Paulo Paixão

2 comentários:

Anônimo disse...

Just want to say what a great blog you got here!
I've been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

Thumbs up, and keep it going!

Cheers
Christian, iwspo.net

citadinokane disse...

Christian,
Thank you for your strength, I hope you come back more often.

Pedro