sábado, novembro 28, 2009

Por entre meridianos e paralelos

Meridiano de quê?
Calma!
Um pouco de geografia, para refrescar a memória, ok?
Aprendi que meridiano e paralelo são grandes círculos que servem para contagem das latitudes e longitudes, conhecidas também como coordenadas geográficas... A professora Raimundinha ainda fazia lembrar que o Meridiano de Greenwich é aquele que passa sobre a localidade de Greenwich em Londres, por isso o nome em homenagem ao local, etecetera e tal...
Este tal de Greenwich divide a terra em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude...
A partir de Greenwich se estabelecem os fusos horários, a cada faixa de quinze graus de longitude corresponde um fuso horário, a hora de Greenwich ficou conhecida como "Greenwich Mean Time" - GMT.

Sem esquecer de ressaltar que o paralelo mais importante é denominado de Equador.
A gente aprendia tudo isso através de métodos antiguados, chatos e pachorrentamente íamos levando e esquecendo, ahahaha...Agora tudo mudou, novas tecnologias, métodos e o ensino de geografia ficou uma beleza! Ninguém mais esquece paralelo e meridiano...
Dá pra esquecer com esse mapa mundi abaixo???
Preste atenção!
Pegue a lupa e olhe bem ali, ali embaixo, mermão! Ocidente e oriente se separando de maneira espetacular... A África dividida, como sempre.
Agora ficou fácil... Uma confissão, sempre gostei mais do meridiano do que do paralelo, que a professora Raimundinha não leia este post.

2 comentários:

Luciana Klopper disse...

~Tô fora!! Em órbita!
Ecaaa!!!

citadinokane disse...

Lu,
É o novo ensino de geografia, e só!