sexta-feira, dezembro 25, 2009

Caridade

"Ainda que eu falasse todas as línguas dos homens, e mesmo a dos anjos, mas não tivesse caridade, não seria mais que um bronze que soa e um címbalo que retine. E se eu tivesse o dom de profecia, e penetrasse todos os mistérios, e tivesse uma ciência perfeita de todas as coisas; ainda que tivesse caridade, eu nada seria. E se eu tivesse distribuído meus bens para alimentar os pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.

A caridade é paciente; é doce e benfazeja. A caridade não é invejosa; não é temerária e precipitada; não se enche de orgulho; não é desdenhosa; não busca seus próprios interesses; não se gaba e não se irrita com nada; não desconfia; não se recozija com a injustiça, mas com a verdade. Ela tudo suporta, em tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

Permanecem hoje estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior delas é a caridade. (Paulo, I Epístola aos Coríntios, cap. XIII, v. 1 a 7 e 13.)"

Nenhum comentário: