quarta-feira, dezembro 16, 2009

Tupã e o pré-sal.

Nós aqui no norte do Brasil, na Amazônia... Esquecidos.
O homem amazônida esquecido... seu estilo de vida sufocado pela globalização, agonizam o homem, a floresta, os animais. A vida se esvai...

Contam os morubixabas, murumuxauas e tuxauas de antigas tribos que o deus Tupã em sua infinita bondade, no momento da criação do mundo, quis povoar de seres luminosos o céu, e surgiram as estrelas... Para ficar mais bonito o céu, Tupã criou a bela deusa Jaci (a Lua) para ser a Rainha da Noite e deu a ela uma irmã, a quem chamou de Iara, a deusa dos igarapés. Depois criou Guaraci, o deus do Sol, irmão de Jaci. Guaraci dava vida a todas criaturas e presidia o dia. Continuou criando, criando... fez surgir um lugar lindo e de prazeres para os bons e um lugar tenebroso para os maus, o lugar tenebroso deu o nome de Amazônia, neste lugar as almas sem vida e os espíritos dos guerreiros sem glórias ou foragidos de suas tribos ficavam vagando... Em seguida, Tupã derrotou e lançou na Amazônia o seu poderoso inimigo chamado Anhangá (deus do inferno) e mandou pra lá o Jurupari que virou mensageiro do deus cruel Anhangá, enviou também Xandoré, o deus do ódio, e mais Caramuru, Abaçaí, Guandiro e uma porrada de angás. Todos eles formavam o reino do medo, rancor, ódio, dor e vindita.
Nos píncaros dos céus, o bom deus Tupã, sentado em seu trono, resolveu criar milhares de criaturas celestes para o seu deleite, elas obedeciam e o louvavam... Sobre os mares verdejantes fez surgir os Sete Espíritos, e os gênios que governavam os oceanos sob as ordens do Boto, deus dos abismos dos mares... Tupã, satisfeito com a sua criação, resolveu depositar no fundo do mar um tesouro para os homens bondosos e virtuosos, chamou o tesouro de PRÉ-SAL.
Tupã mandou para a Amazônia outros angás: Imerys, Vale do Rio Doce, Albrás, mineradoras, madereiros, "tucanos", "democratas", "Dudu" e camelôs...
Anhangá percebeu que os angás enviados por Tupã estavam retirando a riqueza do solo da Amazônia, mas deixavam um trôco de ICMS para os homens maus que habitavam a Amazônia. Como era um deus cruel, resolveu conversar com um angá chamado Fernando Henrique Cardoso, e disse pra ele: - Espírito da maldade, não estás fazendo a coisa certa! Deves impedir que fique esse tal de ICMS dos minérios exportados. Entendeste?!
FHC responde dizendo: - Deixa comigo meu deus!
O angá FHC chamou outro encarregado de supliciar os amazônidas: - Antonio Kandir venha cá!
Kandir, imediatamente, se apresenta ao subchefe dos angás para tomar conhecimento da tarefa a realizar, escuta, atenciosamente, coça a cabeça, franze a testa, tira óculos, bota óculos, sua frio com o pedido, mas, manda "às favas os escrúpulos" e coloca mãos à obra...
Não demorando, retorna sorridente...
FHC bolinando uma tecla de computador aqui, uma jornalista acolá... Levanta a cabeça e pergunta ao sanguinolento Kandir: - E aí Antonio?
- Tudo resolvido chefe! Diz Kandir.
Continua: - A solução para sangrar até à morte os paraenses, amazonenses, aquele povo lá de cima, é uma lei para desonerar as exportações dos minérios, a gente não deixa nada lá.
FHC sorrindo e exultando de felicidade abraça Kandir e diz: - Anhangá vai adorar!
- Chefe, murmura Kandir, podes denominar a lei com o meu nome?
FHC, incontinenti responde: - É claro!
Contam os morubixabas que o deus cruel - Anhangá fez festa durante uma semana, comemorando o suplício a que os amazônidas seriam submetidos.

****************
O Estado do Pará, desde o advento da Lei Kandir até agosto de 2006, acumulou perdas decorrentes da desoneração do ICMS nas exportações em um total aproximado de R$ 10 bilhões, atualizados pelo IPCA médio de agosto de 2006.

****************
LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 13 DE SETEMBRO DE 1996
Dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, e dá outras providências. (LEI KANDIR)
A lei Kandir isenta do tributo ICMS os produtos e serviços destinados à exportação. Seu autor foi o deputado Antônio Kandir - PSDB- SP.

****************
Os amazônidas estão fincados sobre as maiores jazidas de minerais do planeta, o poder econômico transnacional considera que esses cabôclos são um verdadeiro estorvo.
O argumento para a Lei Kandir era proporcionar competividade para as empresas brasileiras, o amazônida pode se sacrificar pelo "Brasil maravilha", mas... Segundo Sérgio Cabral Filho: o Pré-Sal é do Rio, não do Brasil!
Peço que leiam o post abaixo do blog O OLHO do blogueiro Jota Effe Esse, ele o blogueiro é amigo do Brasil. Do Brasil.

PRÉ-SAL 26/11/2009

Os Estados brasileiros estão disputando os lucros do pré-sal. Os que têm bacias petrolíferas localizadas em seus territórios querem ficar com a parte do leão, mas os outros dizem que esses lucros devem ser repartidos igualmente para todos. Outras formas de divisão também fazem parte dos debates. E agora o desgovernador do Estado do Rio teve o descaramento de chamar de ladrões os Estados que pleiteiam participar desses lucros futuros, como se o petróleo do Pré-Sal fosse um bem fabricado pelo governo do Rio.
Mas o povo merece ser governado, ou melhor, desgovernado por tipos desse quilate, basta ver as pesquisas pré-eleitorais para as próximas eleições: Serra está lá no alto, enquanto Marina, lá embaixo.
Se eu fosse presidente da República, eu disse da República, e não da Ré-Pública, decretaria: “Os lucros do pré-sal vão ser repartidos por todos os Estados, da seguinte forma: proporcionalmente ao IDH de cada Estado, sendo o maior percentual para o estado de menor IDH, e o menor percentual para o Estado de maior IDH. Cada Estado, por sua vez, fará nova divisão do que receber, para seus municípios, observando o mesmo princípio usado pela União: maior percentual para o município de menor IDH, e menor percentual para o município de maior IDH”.

7 comentários:

Anônimo disse...

Amigo,
me dê um pouquinho desse negócio que vc tá fumando que eu quero só fazer um chazinho.

Carla disse...

gostei de ler e sentir a força dessa realidade

Luciana Klopper disse...

Tem um presentinho no blog pra quem fez a diferença na minha vida esse ano..e claro vc!

http://olhosepensamentos.blogspot.com/2009/12/neste-ano-voce-fez-diferenca-para-mim.html

Bjs

citadinokane disse...

Anônimo amigo,
Era um de menor, 12 anos... uísque cacete! E só!
abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Oi Carla!
Sou forte, sou do norte! Ahahaha...
Mas, sou amigo, ehehehe...
abraços,
Pedro

citadinokane disse...

Luciana,
És meiga... um tesouro do céu.
Acima de tudo és generosa, por isso indicaste o nosso blog.
Obrigado amiga,
Pedro

Anônimo disse...

I must digg your post therefore other folks can look at it, really useful, I had a hard time finding the results searching on the web, thanks.

- Thomas