quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Karel Kosik e um texto...

Quando iniciei o curso de Sociologia, um texto e um autor me inquietaram de verdade, totalmente desconhecido o autor, e o texto era de uma aspereza dramática e traumática...
Pô! O autor era o Karel Kosik, tcheco e filósofo marxista, soma-se a sua atuação militante, tendo sido lançado ao ostracismo pelos burocratas tchecos, apoiados pelos comunistas russos, após a Primavera de Praga.
O texto, anotem aí: "O Mundo da Pseudoconcreticidade e a sua Destruição". Anotaram a chapa?! Irmãos e irmãs da blogosfera, sofri... Lia e nada.
Depois de muitas leituras e diálogos, a gente ia percebendo que Kosik resgatava Marx, tomava-o dos braços dos sacerdotes soviéticos e o devolvia às preocupações mundanas, havia uma sensação que Marx se contrapunha ao "marxismo", Kosik apresentava a práxis numa perspectiva não marxista oficial.
A crise se estabelecendo na esquerda, e Kosik chamando a esquerda para uma discussão livre e permanente sobre as nossas idiossincrasias, a práxis e a compreensão dela para a superação da "coisificação" das construções teóricas que se apresentavam como "verdades" engendradas pelas ideologias oficiais, tanto de direita, como de "esquerda".
Karel Kosik, nasceu em 26 de Junho de 1926 e faleceu em 11 de Fevereiro de 2003.
Eu continuo carregando o texto - "O Mundo da Pseudo..."
Chega de direita e esquerda, mas Kosik continua ensinando...

"A Dialética trata da "coisa em si". Mas a "coisa em si" não se manifesta imediatamente ao homem. Para chegar à sua compreensão, é necessário fazer não só um certo esfôrço, mas também um détour. Por êste motivo o pensamento dialético distingue entre representação e conceito da coisa, com isso não pretendendo apenas distinguir duas formas e dois graus de conhecimento da realidade, mas especialmente e sobretudo duas qualidades da práxis humana."(...) Karel Kosik

2 comentários:

Luciana Klopper disse...

Saudades!

citadinokane disse...

Luciana,
Obrigado por fortalecer o nosso link.
Estamos todos mortos de saudades, volta logo!
Beijos