domingo, agosto 08, 2010

Plínio - um bolchevique fora do tempo.

A charge acima coloca uma questão: - Por que Plínio virou o namoradinho do Brasil?
Após o debate da Band com os presidenciáveis, ficou a sensação de que o debate nem fedeu e nem cheirou, isto é, a Dilma apesar do nervosismo não comprometeu; Serra falou muito em mutirão e Apaes, não surpreendeu; Marina a mesma cantilena sobre o meio-ambiente, tá ficando chata, e o Plínio?
Vamos lá!
O Plínio com os seus 80 anos, no debate, expressou o ideário de um agrupamento político que era considerado a esquerda do PT.
No twitter fica bem claro que a juventude não está acostumada com as posições anticapitalistas... É surpreendente, para alguns jovens, escutar um "vovozinho" falar o que o Plínio falou durante o debate.
Acho que não há espaço para partidos com propostas radicalizadas.
Historicamente, os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva constituem uma estrondosa vitória dos segmentos populares de nossa sociedade, as nossas elites políticas nunca aceitaram que os debaixo se intrometessem nos negócios do Estado, sempre consideraram os outros incompetentes para lidar com a política e administração do poder social.
Com Getúlio Vargas, ficou a certeza, com democracia representativa só com as elites organizadas, não seria possível tirar o poder das oligarquias rurais, daí o período Vargas. Esse período se caracteriza pela industrialização da sociedade brasileira, aprofundamento dos direitos de segunda geração, carteira de trabalho e direitos trabalhistas...
O Partido dos Trabalhadores surge num momento de retomada das liberdades políticas, anseios e novas utopias se apresentam na pauta da sociedade.
O PT se tornou o maior partido político de esquerda do Ocidente, uma experiência vitoriosa. O Psol de Plínio Arruda Sampaio e Heloísa Helena tenta se apresentar como uma alternativa ao PT, inclusive resgatando bandeiras do PT das origens.
Nos anos 80 éramos bolcheviques.
Tudo era urgente. Aprofundar a cidadania e afastar do poder os militares e seus apadrinhados...
Reorganizar os movimentos sociais e lançar estrelas no céu de utopias, era tarefa do PT.
O concerto político nos mostrou a necessidade de aceitarmos as regras do jogo democrático e disputarmos as eleições... Conseguimos emparedar a direita, mas tudo é muito delicado, golpistas existem e esperam a oportunidade para sangrar novamente a sociedade brasileira.
PSTU e PSOL são extemporâneos...
Os jovens no twitter acharam engraçado o vovô Plínio falar o que falou, pronto virou celebridade.
Plínio virou um acontecimento, um bolchevique fora do tempo.

2 comentários:

Sandrovisks disse...

ANdo meio sem tempo de postar, mas adoro política e postei um negócinho lá no passos desvairados, se puder de um pulinho lá!
abraço.

citadinokane disse...

Alessandro,
Seja sempre bem vindo por aqui.
Irei até o "Passos desvairados", com certeza.
abraços