quarta-feira, dezembro 01, 2010

O Canto de Minas

A pedido de alguns amigos vou tirar do meu baú (do CitadinoKane) os Cds que tenho escutado e compartilhar com a blogosfera. Um aprendizado edificante, na blogosfera todo compartilhar se transforma em multiplicação de percepções... São muitas emoções que multiplicamos.
Sempre que posso visito as livrarias Paulinas e Paulus, sou um funçador-mor de novidades, busco nas prateleiras de Cds a música, o intérprete, o compositor desconhecidos... O que é lançado com estardalhaço pela mídia sempre olho com desconfiança.
Abri o baú e meti a mão, alegria de pescador quando puxa a rede do rio e vem peixe bonito... Nas minhas mãos dois Cds bonitos...
O primeiro Cd é de um quarteto vocal de meninas mineiras: "O Canto de Minas". O repertório passa por Edu Lobo, Marcus Viana, e os Lulas: Barbosa e Queiroga e outros. As meninas são afinadas, o Cd a gente escuta inteirinho cantarolando é pura satisfação. As irmãs Otaviano são mulheres lindas que formam o quarteto "a4vozes": Thatiana, Dora, Jussara e Jurema. Eis a força da mulher mineira na música.
Repertório: 1. Casa Forte; 2.A Flor da África; 3.Santos Negros; 4.De Luas a Sóis; 5.Mira Ira; 6.Pantanal; 7.Essa Alegria; 8.Tempos e Canções; 9.Boi do Pindaré; 10.Vendedor de Caranguejo; 11.Quarto Crescente; 12.Amor Não se Compra e 13.Conto de Areia.
Tirei do baú e agora vai para o carro, vou escutar para garaio!
______________________________________________________
A outra dica vem de Minas também!
O Cd "Quadros Modernos" tem pitada do Toninho Horta. Alguém lembra do "Manuel Audaz"? É do Toninho Horta. Mas o forte do cara é a música instrumental. Fã de carteirinha do Toninho Horta é o meu amigo Rogério Friza, o Roger "Coração Valente" tem todos os Cds do Toninho Horta, não é para menos o Rogério é dublê de músico e tira todas as músicas do Toninho no violão e guitarra. O cara é bão!
O Cd foi idealizado por nivaldo Ornelas e juntou o mestre do violão mineiro - Chiquito Braga e seus dois mais importantes discípulos: Toninho Horta e Juarez Moreira. Todas as músicas são composições dos três músicos.
A música instrumental brasileira é de ótima qualidade, quando escutamos "Quadros Modernos" percebemos que temos virtuoses aos montes.
Repertório: 1.Baião Carioca; 2.Diamantina; 3.Prado; 4.Quadros Modernos; 5.Baião Barroco; 6.Século XX; 7.Afternoons in Thailand; 8.Ouro Preto, Julho de 1986; 9.Jota; 10.Prelúdio e Dança de Oxum; 11.Shamisen; 12.Estudo Brasileiro; 13.Prado (Versão 2); 14.Homenagem a Radamés, Garoto e Jobim e 15.Mocidade.
Não deu para colocar as músicas dos Cds para os blogueiros escutarem, para não ficar zerado escute o velho e bom Milton Nascimento cantando, huuummm... Acho que vou acompanhar o Milton nessa viagem, na direção do Sol... É lá que eu vou!


Milton Nascimento - O Sol

4 comentários:

MONICA disse...

NELITO, TOMEI ESSE CAMINHO JÁ FAZ UM BOM TEMPO.
UM GRANDE ABRAÇO, MONICA FERREIRA

citadinokane disse...

Oi Mônica!
Como estás?! Faz tempo que não te vejo.
Tenho que te confessar uma coisa, busco esse caminho, mas nem sempre o sol está no meu caminho... Não deixei de seguir o astro-rei.
Mande notícias, sempre que puderes, ok?!
bjs

Anônimo disse...

O Toninho Horta é irmão do Elias pInto???? é a cara
abs
TADEU

citadinokane disse...

Tadeu,
Tomaste jamburana???