sábado, março 26, 2011

Para inglês ver.

Um pouquinho de história.
É do conhecimento de muitos que a riqueza acumulada pela inglaterra no século XVIII não veio somente de suas indústrias, se destacava o comércio de escravos, quando começou a empreender a expansão do mercado capitalista, passou a impor a proibição desse comércio. Após a vinda da família real portuguesa para o Brasil, os ingleses como aliados passaram a ter uma posição privilegiada no comércio em território brasileiro. Não deixavam de exigir dos políticos escravocratas tupiniquins a proibição do comércio de escravos, inclusive os ingleses aprisionavam as embarcações que praticavam esse tipo de transporte.
Os políticos brasileiros debatiam muito e até aprovavam leis que atendiam a solicitação inglesa, mas não havia o cumprimento das mesmas.
A partir de 1830, quando os ingleses exigiam que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos, e como todo mundo sabia que essas leis não seriam cumpridas, se cunhou a expressão "para inglês ver".
Em relação ao comércio de escravo, no Brasil, eram criadas leis apenas "para inglês ver".

4 comentários:

Berzé disse...

Muito bom Pedro e nEm tão elementar assim:é sempre bom lembrar.
Abração!
Berzé

citadinokane disse...

Berzé,
Ahahaha... Elementar!

Ellen disse...

Lembro de ter aprendido isso nas aulas de história no ensino médio... Muito interessante conhecer as origens das expressões populares...

citadinokane disse...

Ellen,
Queria uma aluna assim... A história a nos ensinar sempre!