quinta-feira, abril 21, 2011

Lei Maria da Penha para proteger Belém do Pará.

Murilo Couto, ator paraense que trabalhou na Tv Globo no seriado/novela "Malhação", disse uma verdade no programa do Jô Soares: "Belém é igual a qualquer cidade do Brasil. FEIA, SUJA e com um PREFEITO RUIM..."
O que dá pra rir, dá também pra chorar...
Não irei despejar impropérios aqui no post, não... Lembro que Jesus em Mateus 15.18,19 assevera que "o que sai da boca do homem é que lhe faz mal, porque vem do coração".
Mas, tirei o que vai no meu coração, me sentirei melhor.
Belém é FEIA e SUJA?
Respondo. Pense numa cabôcla morena e bonita, depois de 8 anos maltratada fica feia mesmo!
Minha Belém como cantou Pedrinho Cavalléro nos versos que Alcyr Guimarães dedicou para a nossa cidade é uma...
Cabocla desajeitada e pequenina,
simples como a beleza de uma rosa,
mundana...

Uma cidade pequenina que nos últimos 8 anos cresceu de qualquer jeito, com donos de construtoras tomando conta de tudo, mandando em todos, construindo em qualquer lugar, desrespeitando a legislação, enchendo de espigões o centro da cidade, maximizando lucros em detrimento do bem estar do belemense, ilhas de calor, ruas engarrafadas... o planejamento urbano? Lucro, lucro, lucro e omissão, omissão do poder público municipal.
Pedrinho Cavalléro continua cantando...
Na janela que se abre aos meus olhos,
me embriago na tua coreografia.

As mangueiras são derrubadas, sufocadas pelo trânsito intenso e pelas ervas daninhas, caem com as chuvas mais intensas.
Nas noites que me sinto nos teus braços,
na paz que um cigarro encontrou,
por cima de mangueiras e telhados,
tu me finges o cuidado de quem quase me amou.

Ando por Belém e sinto uma revolta que aperta no peito, as praças sujas e mal cuidadas, mato crescendo ou sumindo com os espaços de lazer, brinquedos quebrados... Abandono total, meudeus!
Minha cidade tão bonita, pequena e jeitosa, perdeu seu charme...
Belém, minha morena querida, conversarei com os amigos advogados, és um caso de violência doméstica...
Para proteger Belém do PREFEITO RUIM só a Lei Maria da Penha, por favor dôtor!
Sigo cantando com Pedrinho Cavalléro...
Eu digo que tu tens jeito de valsa
que ainda não consigo terminar.
Mais tarde, como antigos namorados,
em qualquer dia de chuva, te convido pra dançar.

Bora assistir o Murilo no Jô Soares.



Clarisse, Marco André e Pedrinho Cavallero - Janela de Belém (Olê, Olá, Belém)

3 comentários:

Alex Allan Lima disse...

respeitarei a opnião deste ilustre desconhecido, mas discordarei pois, em poucas cidades do Brasil vi tanta beleza misturada com a simpatia de um povo tão hospitaleiro, talvez pelo fato de este moço viver a realidade da sua rede Globo, que consegue mostrar em suas novelas um Brasil que realmente eu não conheço ele quem sabe também não conhece Belém, porém temos que reconhecer que hoje estamos vivendo em uma cidade muito, dirigida pelo prefeito mas mal caráter que ascendeu ao poder, mas o povo mesmo sendo induzido ao erro tem que reconhecer que foi quem o levou ao poder através de um processo democrático, desculpe Belém e vamos combinar nunca mais maltratar a cidade desta forma

citadinokane disse...

Alex,
Sem passionalismo, mano!
O cara tem razão, Belém está mal cuidada, feia e suja. Uma verdade!
Não fique furioso, é uma constatação.
Precisa um monte de cidadão se revolta e peitar o prefeito.
Pode me chamar que eu vou, bora???
abs

Helio Azevedo disse...

Grande amigo Pedro Nelito, venho por este comentário parabenilazo-lo pelo texto, muito bonito, parabens pela atitude. Saibas palavras empregadas por vc:
"o que sai da boca do homem é que lhe faz mal, porque vem do coração".
Saudades, forte abraço
Ass: Hélio Azevedo