domingo, outubro 17, 2010

Herculano Almeida: - Yes, We Can!

O nome dele é Herculano Almeida, deu uma virada na vida e se reinventou perto dos 50 anos...
Resolveu virar ator e foi estudar seriamente artes cênicas, deu uma bicuda naquela velha vida, abrindo uma fenda na modorra cotidiana.
Não é fácil atingir o sucesso, o meu amigo José Almeida, irmão do Herculano, comentou comigo que o Herculano rala-pra-cacete em São Paulo, mas como um bravo guerreiro kaiapó vai sobrevivendo na selva de pedra.
O Zé me liga e diz: - O Herculano tá participando da série "Morando Sozinho" que estréia no canal "MultiShow".
Vamos informar direitinho.
O Herculano representa o personagem "Elias", o zelador faz-tudo. A série "Morando Sozinho" em nove episódios, uma comédia produzida por DINAMO, com produção executiva de Clay Lins e dirigido por Pedro Capri.
A estréia é hoje (17 de outubro de 2010), às 21h, no Multishow.
O Herculano tem um Blog, anota aí: http://www.herculanoalmeida.blogspot.com/
A Folha de São Paulo já entrevistou o ator paraense, olha aí abaixo.


Conhecendo mais um pouco o Herculano Almeida, perguntas feitas e respostas no e-mail:
CitadinoKane->Quando despertou o ser ator?
Herculano Almeida->Depois de fazer Biodanza [uma técnica terapêutica criada pelo Chileno Ralando Toro] trabalhei como terapeuta corporal na Clínica Mansão Vida, que atendia pacientes com transtorno mental e dependência química. O trabalho era muito estressante e fui fazer um curso de teatro com objetivo de desestressar. Foi ai que conheci o palco, em 1997, chequei a fazer sete montagens como ator e nove como diretor. Ingressei na faculdade e em seguida fui dar aula de teatro no Colégio Projeção e no SESC Taguatinga em Brasília-DF.Em 2006 fui demitido da Mansão Vida depois de nove anos de trabalho e muita dedicação. Decidi ir para São Paulo fazer um curso com a Fátima Toledo, preparadora de elenco para cinema. Tive a sorte de conhecer o Betinho (José Roberto Magalhães) meu parceiro, que me convidou para realizar meu primeiro curta metragem. Ele tinha uma câmera e experiência em cinema, juntou com uma idéia que eu tinha. Fizemos o curta “Cegueira” inspirado na obra “ensaio sobre a cegueira” do premio Nobel de literatura de José Saramago. Foi um aprendizado fantástico.Só ganhei meu primeiro dinheiro como ator profissional, quando fiz uma diária no longa metragem “Linha de Passe” de Walter Sales e Daniela Thomas.

CKane->São muitas as dificuldades encontradas nessa profissão?
HA->Não conhecia ninguém quando cheguei em São Paulo e ninguém me conhecia, eu tinha mudado de profissão aos 48 anos, quem acreditaria? Para sobreviver, fui garçom, fiz muita festa de criança como Palhaço e locução de porta de loja. E no meio tempo ia fazendo cursos, e era chamado para fazer figuração e participação em curtas-metragens, aí fui adquirindo experiência com câmera e fazendo amizade com a galera do cinema.

CKane->Participação em televisão?
HA->Com propaganda fiz 4 nacionais: CBN 2007, TIGRE 2009 "a dança do conduite", TIM 2008, SEBRAE 2010 “E agora?”. Na Band fiz participação na novela “Água na Boca”, fui o Edgar no programa Tribunal na TV com Marcelo Rezente. Fiz uma participação no seriado da Globo “SOM E FURIA”. No SBT, fiz o carcereiro Zé da novela “Vende-se Um Véu de Noiva”. No Multishow, sou o Elias, um zelador, personagem do Seriado “Morando Sozinho”, que estréia dia 17/10/2010.

CKane->E o futuro?
HA->Estou produzindo no momento "Sou o Pai Dele” um monólogo para o teatro, o texto é de minha autoria e conta a estória de um paciente esquizofrênico que nunca foi escutado por seu médico, ele vira morador de rua e fica conversando com um saco de lixo. A estréia vai ser em Brasília. Estamos em pré produção do curta “1 X 1” (assino o roteiro) vai ser rodado em Belém. Estou em três curtas, até o fim do ano. 

5 comentários:

Leonardo disse...

Quero registrar os meus parabéns ao ator Herculano Almeida. Sou do Rio de Janeiro e sempre que posso, vejo a série "Morando Sozinho", o Sr. Elias é muito engraçado,virei fã, quem nunca teve um assim no próprio prédio. Desejo-lhe toda a sorte, de verdade, espero que alcance tudo o que deseja.
Um abraço Sr. Elias.
Leo/RJ.

citadinokane disse...

Leonardo,
É verdade! O Elias é um barato!
abs

Herculano disse...

Obrigado galera!!! Eu também me divirto fazendo o seu Elias... e já vem a segunda temporada.
É pra morrer de rir.
http://www.youtube.com/watch?v=HByuMPJtfFI
http://www.youtube.com/watch?v=xTem2q31e14

Herculano Almeida

Cris disse...

Acompanho e adoro seu trabalho.

Debora Emily disse...

O que dizer dessa pessoa maravilhosa?! Vamos lá, Herculano Almeida foi meu diretor de teatro em 2006 no SESC Taguatinga. Nunca me esqueci desse profissional espetacular. Parabéns pelo seu trabalho e dedicação, que você realize todos seus sonhos.

Att. Débora Emily